sábado 21 de dezembro de 2024
Porto da Barra em Salvador - Foto: Autor ainda desconhecido/Buscamos os créditos dessa belíssima 'obra de arte'
Home / DESTAQUE / Verão aquece economia de Salvador com milhões de visitantes
sábado 27 de janeiro de 2024 às 14:03h

Verão aquece economia de Salvador com milhões de visitantes

DESTAQUE, NOTÍCIAS, TURISMO


A passagem do primeiro mês do verão de Salvador foi considerada positiva para a economia da cidade e os setores que trabalham com a estação. Segundo reportagem do jornal Correio, o incremento no fluxo de turistas potencializando os setores de comércio e serviços da capital baiana tem fortalecido a geração de emprego e renda, beneficiando diretamente a população soteropolitana. Com mais três meses de verão pela frente, milhões de visitantes ainda são aguardados e a expectativa do empresariado e, também, do poder público é que a dinamização do turismo local continue aquecida muito além da alta temporada.

A preparação da cidade para fortalecer a economia tem sido uma prioridade da Prefeitura Municipal de Salvador que, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Renda (SEMDEC), tem buscado atrair investimentos e melhorar a qualificação da mão de obra para setores-chave. Com a expectativa de receber 3,4 milhões de turistas até março, a cidade conta com um calendário diversificado de eventos para entreter visitantes e baianos, impulsionando diversas atividades econômicas e movimentando até R$ 5,1 bi.

De acordo com a titular da SEMDEC, Mila Paes, apesar dos resultados absolutos só serem divulgados em março, o movimento de visitantes na cidade já aponta um crescimento em relação à 2023. “No ano passado, o verão foi responsável por 25% dos empregos gerados em Salvador em todo o ano. Por conta de todo o investimento e empenho que estamos empreendendo, esperamos que nessa temporada, esse número seja superado”, afirma.

Segmentos como a hotelaria, segundo Mila, já vêm registrando números expressivos desde antes do início do verão e devem seguir com resultados positivos ao longo dos próximos meses. “Grandes eventos, como o Festival da Virada e as festas populares, têm impulsionado a geração de empregos diretos e indiretos, além de favorecer empreendedores que se beneficiam com o aumento do fluxo de visitantes”, afirma. “Agora com a chegada do Carnaval, temos desenvolvido programas voltados para quem vai trabalhar na festa como cordeiros, seguranças, empreendedores, para que a cadeia produtiva da festa se torne mais bem estruturada”, completa.

Apesar dos resultados mais perceptíveis se manifestarem em segmentos ligados ao turismo, a geração e renda impulsionada pelo verão tem ampliado o consumo e aquecido os resultados em outras áreas. “Com mais dinheiro circulando entre a população, outros setores fora do trade turístico acabam se beneficiando também. Exemplo disso é a área de educação, com o período da matrícula e venda de material escolar, que já alcançou bons resultados entre dezembro e janeiro”, diz Mila.

Para além do verão, a titular da SEMDEC espera que o ambiente de negócios siga aquecido pelo restante do ano com a atração de novos investimentos e geração de postos de trabalho na capital baiana. “A Prefeitura tem buscado desenvolver um conjunto de ações para fazer de Salvador uma cidade que se movimenta o ano inteiro”, explica. “Estamos trazendo equipamentos importantes, investindo na economia náutica do mar, logística e saúde, para posicionar a cidade como um dos principais destinos de investimentos do país”, comenta.

Veja também

Aliados aconselham Arthur Lira a rejeitar ministério de Lula

O futuro político do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), tem sido alvo …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!