sexta-feira 22 de novembro de 2024
Foto: AFP / Patricia de Melo Moreira
Home / Mundo / MUNDO / Venezuela anuncia suspensão de operações da TAP no país
terça-feira 18 de fevereiro de 2020 às 06:36h

Venezuela anuncia suspensão de operações da TAP no país

MUNDO, NOTÍCIAS


A Venezuela suspendeu nesta última segunda-feira (17) por 90 dias as operações da companhia aérea portuguesa TAP no país, após acusá-la de ter permitido que um familiar do líder opositor Juan Guaidó transportasse explosivos durante uma viagem, anunciou o ministro dos Transportes Hipólito Abreu.

“Devido às graves irregularidades cometidas no voo TP173 e em conformidade com os regulamentos nacionais da aviação civil, as operações da companhia aérea TAP em nosso território estão suspensas por 90 dias”, afirmou o ministro no Twitter.

Mais cedo, as autoridades aeronáuticas venezuelanas anunciaram que abriram um processo administrativo contra a TAP, que poderia resultar em multas, suspensões temporárias ou, dependendo de “como vão se desenvolver as investigações, (…) chegar a uma suspensão permanente” da operação no país.

O tio de Guaidó, Juan Márquez, foi preso no última terça-feira após acompanhá-lo em um viagem comercial em um voo da TAP, quando ele retornou de uma turnê internacional.

Márquez foi acusado por supostamente portar materiais explosivos escondidos em vários objetos.

O governo de Nicolás Maduro defende que a TAP escondeu o nome de Guaidó da sua lista de passageiros, registrando-o com uma identidade falsa.

“A companhia aérea TAP foi suspensa por 90 dias (…), sem prejuízo das multas e procedimentos administrativos que podem ser aplicáveis. A Venezuela é respeitada!”, disse a vice-presidente Delcy Rodríguez, ecoando o anúncio de Abreu, que também disse que a TAP teria violado as políticas de “fumigação” das aeronaves.

A defesa de Márquez como uma “encenação ordinária”.

Portugal, em comunicado do Ministério de Interiores, informou na última sexta-feira que abriu uma investigação “diante das declarações das autoridades venezuelanas sobre uma falha de segurança no voo (em direção a Caracas) procedente de Lisboa”.

“Essa empresa aérea violou as normas de segurança e isso se converte em um atentado contra a segurança de nosso país”, disse à imprensa o número dois do regime de Nicolás Maduro, Diosdado Cabello.

Referindo-se à acusação de falhas no registo de Guaidó, Cabello – presidente da Assembleia Constituinte oficial que na prática assumiu as funções do Parlamento – assegurou que a TAP “embarcou um passageiro clandestino” com “cumplicidade do governo português”, acrescentando que “a ordem de embarque” foi dada pelos Estados Unidos.

Desde 2013, A Venezuela vem sofrendo um êxodo em massa das companhias aéreas por dívidas estatais estimadas em US$ 3,8 bilhões, segundo a Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA). A TAP é uma das poucas empresas aéreas estrangeiras que mantêm seus voos no país.

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!