O volume de vendas do comércio varejista cresceu 0,8% em março, frente ao mês anterior. Na comparação com o mesmo período do ano passado, houve alta de 3,2%. Segundo os dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada nesta quarta-feira (17), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no primeiro trimestre do ano as vendas registraram crescimento de 2,4% comparado a 2022.
O gerente da pesquisa, Cristiano Santos, afirmou que a alta mensal representa a saída de uma estabilidade em fevereiro para um crescimento efetivo. “Além disso, ao observarmos os últimos três meses juntos, vemos ganho de patamar de 4,5% em relação a dezembro do ano passado, último mês de queda”, avaliou.
Três das oito atividades, que fazem parte do comércio varejista, registraram alta: equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (7,7%); artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (0,7%); e móveis e eletrodomésticos (0,3%).
Por outro lado, quatro segmentos apresentaram resultados negativos: tecidos, vestuário e calçados (-4,5%); outros artigos de uso pessoal e doméstico (-2,2%); livros, jornais, revistas e papelaria (-0,6%); e combustíveis e lubrificantes (-0,1%). Já o setor de hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, com maior peso no índice, ficou estável (0,0%).
Resultado equilibrado
Para Santos, o resultado foi bastante equilibrado na análise dos setores. “Algumas atividades apresentaram resultados bem próximos da estabilidade, como foi o caso de hiper e supermercados, atividade de maior influência. Já o resultado positivo para o mês pode ser explicado também pelo fato de o setor com o segundo maior peso, de artigos farmacêuticos e perfumaria, ter subido 0,7%,” afirmou.
O gerente da pesquisa pontuou ainda que, para o setor de hiper e supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, tanto a receita quanto o volume tiveram estabilidade. Normalmente, a influência da inflação rebate um crescimento nominal da receita pra baixo no indicador de volume, e não foi o que aconteceu nesse mês, ao contrário do que se observou no mês de fevereiro, quando houve uma queda de 0,8%. Em março, a inflação exerceu uma pressão menor nos resultados.
Varejo ampliado
O volume de vendas do comércio varejista ampliado, que engloba também o comércio de bens duráveis, mostrou aumento de 3,6% nas vendas, frente ao mês imediatamente anterior, na série livre de influências sazonais, após aumento de 2,0% em fevereiro de 2023. “Com o avanço em março, já são quatro meses de altas, puxados principalmente pelo setor de veículos e motos, partes e peças,” observou o gerente da pesquisa. Material de construção variou 0,2%, enquanto veículos e motos, partes e peças cresceu 3,7% em março frente a fevereiro.