As vendas dos chamados veículos eletrificados – elétricos e híbridos –, entre janeiro e novembro de 2024, já somaram 5.276 unidades na Bahia. Os dados foram divulgados pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). Os números no estado, segundo a entidade, são crescentes e apontam um incremento de 124% em relação ao mesmo período do ano passado (2.354).
“O forte crescimento das vendas mostra que os carros elétricos e híbridos caíram no gosto dos baianos, que já conhecem as vantagens dos veículos eletrificados, tanto para o bolso quanto para o meio ambiente, sem contar a alta tecnologia embarcada nos carros. A tendência é que os números continuem crescendo de forma acelerada”, destacou Mário Sérgio Callegaro, diretor da Morena GWM, que distribui a marca na Bahia.
Um dos destaques de vendas no estado é o Haval H6, o híbrido que é líder nacional em vendas entre todos os eletrificados, com mais de 18,2 mil unidades vendidas no país e 11,7% do mercado nacional do segmento, à frente do Dolphin Mini (17,9 mil) e do Dolphin (14,4 mil). Entre os híbridos, também lidera, com 18,6% do mercado, à frente do Corolla Cross (12,5 mil) e do Song Plus/BYD (11,3 mil). Entre os 100% elétricos, outro destaque é o Ora 03, que segue entre os três mais vendidos do país.
Brasil
Em todo o Brasil, já foram emplacados 155,7 mil veículos eletrificados, sendo 98,5 mil híbridos e 57,2 mil elétricos. O crescimento é de 101% em relação ao acumulado de janeiro a novembro do ano passado. O número já ultrapassou a previsão da ABVE, de que 2024 terminaria com um novo recorde de mais de 150 mil veículos eletrificados vendidos.