O presidente Jair Bolsonaro (PL) faz uma participação neste domingo (1º) em vídeo no ato da avenida Paulista, em São Paulo, que teve inúmeros ataques ao Supremo Tribunal Federal (STF) e ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Em um rápido discurso, Bolsonaro elogiou seus apoiadores, disse que, em defesa da Constituição, deve lealdade a eles, que vencerá, “porque o bem sempre vence o mal”.
“Boa tarde a todos, uma satisfação muito grande, em defesa da Constituição, eu devo lealdade a todos vocês. Temos um governo que acredita em Deus, defende a família e deve lealdade a seu povo. E eu irei onde vocês estiverem. Estarei sempre ao lado da população brasileira. Agradeço ao criador pela minha vida e a todos vocês por terem acreditado, terem me ofertado essa missão de conduzir os destinos do Brasil. Venceremos, porque o bem sempre vence o mal”, disse Bolsonaro.
O presidente finalizou sua fala utilizando o lema da Ação Integralista Brasileira, movimento político de extrema direita dos anos 1930, inspirado no fascismo italiano de Mussolini: “Deus, pátria e família”.
Durante o ato em apoio ao seu governo, em São Paulo, dezenas de manifestantes exibiram cartazes e faixas que atacavam o STF (Supremo Tribunal Federal) e o TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Alguns manifestantes pediam o impeachment de ministros do STF como Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso.
Mais cedo, Bolsonaro chegou a ficar cerca de dez minutos nas manifestações em Brasília favoráveis ao seu governo, e também críticas ao STF e ao TSE, mas não discursou. Em uma transmissão em suas redes sociais, o presidente disse que o ato era “em defesa da Constituição, da democracia e da liberdade”.