Os deputados federais e senadores eleitos em 2022 tomam posse nesta quarta-feira (1º) em seus cargos no Congresso Nacional. Os novos parlamentares assumem o mandato em um país dividido, que viveu os ataques golpistas em Brasília.
Entre os destaques da nova legislatura está o aumento de mulheres, indígenas e pessoas negras no Legislativo, mas o crescimento da diversidade no parlamento desacelerou em relação a 2018 apesar das novas regras criadas pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para alavancar estas candidaturas.
Para os negros, o crescimento em 2022 foi de 8,5%, enquanto, nas eleições passadas, o aumento havia sido de 22,6%. Já para as mulheres, a expansão foi de 18% —de 51 para 77 parlamentares— , ante 51% na eleição passada, número considerado frustrante por especialistas.
Além disso, é um dos desafios do novo Congresso a discussão do controle orçamentário após o fim das emendas de relator —sem o instrumento, o controle dos empenhos de verba pública deve ser negociado com o governo federal, que volta a ter espaço na alocação de recursos.
Veja a lista completa de deputados federais e senadores eleitos: