O DNA de picapeiro corre no sangue no brasileiro, tanto é que o carro mais vendido do Brasil é uma picape – a Fiat Strada. Versáteis, as caminhonetes se tornaram uma opção tanto para quem quer mais praticidade no dia a dia, quanto para aqueles que realmente usam esses modelos para o seu propósito original: o trabalho pesado.
E para aguentar o tranco, uma boa picape precisa aguentar carregar uma boa quantidade de peso. Se são esses modelos mais parrudos que você procura, fizemos aqui uma lista com as 10 picapes com a maior capacidade de carga do país. Confira!
10 – Ram Rampage: 1.015 kg
Nesta lista, vocês verão que tamanho nem sempre é documento. E a Ram Rampage é a primeira prova disso. Ela é a única picape intermediária do top 10, mas só consegue isso graças ao motor 2.2 turbodiesel de 200 cv e 45,9 kgfm, que permite que carregue até 1.015 kg. Versões com o motor 2.0 turbo a gasolina levam apenas 750 kg.
Inclusive, é mais um pouco mais do que a ‘irmã’ Fiat Toro, que não entrou na lista por pouco. A picape da Fiat, em sua versão a diesel, tem capacidade de carga de uma tonelada, ficando a poucos kg de conseguir beliscar uma vaguinha.
9 – Fiat Titano: 1.020 kg
Estreante do mercado, a Fiat Titano chegou para bater de frente com rivais que já estão consolidadas. Pelo menos na capacidade de carga, ela supera a atual líder.
Apesar das críticas, o motor 2.2 turbo Multijet, que deriva do motor da Ducato, é bom o suficiente para fazer com que a Titano aguente até 1.020 kg. Esse motor tem 180 cv e 40,8 kgfm e pode ser acoplado ao câmbio automático ou manual de seis marchas.
8 – Nissan Frontier: 1.039 kg
Mais um caso onde apenas uma versão específica garante a posição no ranking. Assim como acontece com a Hilux, existem pequenas diferenças na capacidade de carga da Nissan Frontier.
Quem consegue carregar mais peso é a Frontier XE, superando as demais versões — e as rivais — com 1.039 kg de capacidade de carga. Mas diferente de outros casos, onde as mais baratas são as mais parrudas, essa está quase no topo da gama, ficando abaixo apenas das versões Platinum e Pro-4X.
Apesar de capacidades diferentes, todas são equipadas com o motor 2.3 biturbo a diesel de 190 cv e 45,9 kgfm. No caso da XE, o câmbio é automático de sete marchas.
7 – Mitsubishi L200: 1.050 kg
A diferença é pouca, e foi por poucos quilo que a Mitsubishi L200 conseguiu uma posição mais baixa. Pelo menos, foi o suficiente para ficar à frente de suas conterrâneas japoneses. Aliás, bem na frente da líder Hilux, que nem sequer entrou na lista.
A força vem do 2.4 turbodiesel de 190 cv, podendo vir acompanhado de câmbio manual de seis marchas ou automático de seis marchas. Também é possível escolher versões 4X4 ou 4X2.
6 – Ford Ranger: 1.054 kg
Por enquanto a Ford Ranger está em sexto lugar com uma capacidade de carga de 1.054 kg. Mas se essa lista fosse feita daqui algumas semanas, talvez sua posição entre as três primeiras.
Isso porque a marca está expondo na Fenatran a Ranger de cabine simples, que consegue carregar até 1.250 kg. Porém, a Ford ainda não foi clara se, de fato, a versão será adicionada ao portfólio da picape média, logo, cabe ela no meio da tabela.
Sobre a mecânica, seu motor é 3.0 diesel V6 de 250 cv e 61,2 kgfm com tração 4X4 e câmbio automático de 10 marchas. Mas ele só carrega os 1.054 kg na versão XLS. Nas variantes mais caras com o motor V6 ou mais baratas com o 2.0 turbodiesel tem capacidades menores.
5 – Ram 2500: 1.088 kg
Ela é do mesmo tamanho que a 3500, medindo mais de 6 m de comprimento, logo também exige carta do tipo D para ser dirigida. Apesar disso, a RAM 2500 carrega alguns bons quilos a menos que a irmã maior, apresentando uma carga máxima de 1.088 kg.
As duas são tão parecidas que até o motor é o mesmo: o 6.7 Cummins de 377 cv de e 117,3 kgfm. Já o câmbio é automático de seis marchas que entrega a força para as quatro rodas com reduzida. A diferença fica só na capacidade de carga e nos equipamentos que deixam a 3500 mais cara.
4- Volkswagen Amarok: 1.104 kg
A VW Amarok ganhou um visual renovado em 2024. O lado bom é que a montadora não alterou sua mecânica, que mantém o bom padrão que conhecemos. O motor V6 3.0 turbo diesel chega aos 272 cv com a função overboost e entrega 59,1 kgfm e faz a picape carregar até 1.104 kg, sempre acompanhado do câmbio automático de oito marchas e a tração integral 4Motion.
Como dito, nada nele foi alterado, mas isso pode mudar em 2025 com a chegada do Proconve L8. Resta saber se as mudanças irão afetar as capacidades da picape.
3- Chevrolet S10 Cabine Simples: 1.220 kg
Se Ranger e Amarok tivessem versões com cabine simples, talvez essa posição fosse de uma delas. Mas como a vida não é feita “ses”, a medalha de bronze fica com a Chevrolet S10 WT CS.
A versão mais básica da picape pode carregar até 1.220 kg e tem o mesmo motor das demais: o 2.8 turbodiesel de 207 cv e 52 kgfm. Na versão de cabine simples ele é acoplado a um câmbio manual de seis marchas.
2 – JAC Hunter: 1.400 kg
A mais nova integrante das picapes médias chegou fazendo bonito, pelo menos quando o assunto é capacidade de carga. A JAC Hunter chega com ótimos 1.400 kg, quase 40% a mais que a média do seu segmento.
Quem garante toda essa força é o 2.0 turbodiesel (derivado de um antigo Isuzu, japonês) com 191 cv e 46 kgfm, que vem acompanhado do câmbio automático de oito marchas (que é da mesma família do câmbio da Amarok).
1 – RAM 3500: 1.752 kg
Começamos essa lista falando que tamanho não era documento. O que é verdade nesse contexto. Notou que não há nenhuma picape grande aqui? Todas elas foram superadas pelas médias.
Mas sempre há uma exceção e, no caso da RAM 3500, seu tamanho significa, sim, força. Isso porque, como dito, ela tem exatamente as mesmas dimensões da 2500. Apesar disso, ela é mais forte, chegando podendo carregar até 1.752 kg. E não podemos nem falar do conjunto mecânico, afinal, ele também é o mesmo para ambos os modelos. Tem a ver com seu chassi mais parrudo.