Uma empresa de tecnologia e desenvolvimento de software venceu pelo segundo ano consecutivo o ranking da Love Mondays de satisfação profissional: as 50 empresas mais amadas do Brasil para se trabalhar.
A vencedora é a ThoughtWorks. Com mais de 500 empregados no Brasil, a empresa tem 25 anos de estrada e quatro escritórios no país: Porto Alegre, São Paulo, Belo Horizonte e Recife.
“Dedicada à mudança social positiva, nossa missão é melhorar a humanidade através do software, e fazemos parcerias com muitas organizações que lutam na mesma direção”, diz a apresentação da ThoughtWorks.
96% dos funcionários e ex-funcionários que se manifestaram na plataforma disseram que recomendam a empresa ao um amigo.
Em segundo e terceiro no ranking aparecem a Escale e a Creditas. Veja o Top 10 abaixo.
A felicidade
A análise dos dados mostra que dinheiro não é o principal motivador da felicidade no trabalho.
As empresas do ranking têm pontuação bem maior que a média no quesito oportunidades de carreira (a média nacional é de 2,93 de 5, enquanto a das Mais Amadas é de 3,93), revela Luciana Caletti, CEO da Love Mondays.
A maior nota, entretanto, é no quesito Cultura da Empresa: as Mais Amadas têm média de 4,33, contra 3,24 da média nacional.
“O quesito Remuneração e Benefícios é o que menos leva vantagem (4,16 contra 3,32 da média nacional). Embora um bom salário ainda seja importante, as pessoas têm valorizado mais um bom ambiente de trabalho e a oportunidade de crescer na empresa também”, diz a CEO do Love Mondays.
“As Mais Amadas já perceberam a importância de trabalhar cultura e marca empregadora, além de promover um ambiente de trabalho positivo e inclusivo. Hoje, não são somente as empresas que escolhem os seus funcionários: os profissionais já têm mais ferramentas para conhecer e comparar diferentes ambientes de trabalho. Com isso, estão mais empoderados para escolherem, eles também, a empresa em que irão trabalhar”, diz Luciana.
A pesquisa
Calculada a partir de 153 mil avaliações anônimas dos usuários da plataforma, a lista tem como base a nota de satisfação geral dos funcionários e ex-funcionários que publicaram impressões de seus empregadores entre janeiro e novembro de 2018.
É o único ranking que usa avaliações anônimas e espontâneas no Brasil e as empresas não têm como se inscrever para participar.
Para Luciana Caletti, esses são diferenciais importantes da lista.
“Como o funcionário não é requisitado a fazer a avaliação, ele recorre ao Love Mondays em um momento em que realmente deseja se expressar e se sente mais à vontade para dizer o que pensa”, diz.
Só são consideradas para lista de grandes empresas, as companhias com mais de 501 funcionários globalmente e que tiveram ao menos 50 avaliações nesse período.
O ranking considera a nota média de satisfação geral atribuída pelos usuários e elas vão de 1 a 5, sendo 1 muito insatisfeito e 5 muito satisfeito.
A menor nota entre as classificadas ficou em 4,06, mais alta do que no ano passado, quando a mais baixa foi de 3,99. Além da satisfação geral, os usuários avaliam com nota os seguintes aspectos: remuneração e benefícios, oportunidade de carreira, cultura da empresa e qualidade de vida.
Entre as dez primeiras estão:
1º ThoughtWorks
2º Escale
3º Creditas
4º QuintoAndar
5º Takeda Farmacêutica Brasil
6ºLoggi
7ºClearSale
8º Souza Cruz
9º Braskem
10º Odebrecht
Veja o ranking completo de todas as 50 empresas.