Mãe de Jesus, a imaculada Nossa Senhora recebeu, ao longo do tempo, várias denominações da Igreja Católica – todas elas com base no local ou circunstância em que apareceu para os devotos. Na Bahia, onde é padroeira, o título mariano é Nossa Senhora da Conceição da Praia, e este é o único lugar no mundo em que a santa recebe este nome.
O historiador Rafael Dantas explica que a imagem de Nossa Senhora da Conceição foi trazida de Portugal para a Bahia por Tomé de Souza, e instalada em uma igrejinha de taipa que ficava no bairro do Comércio, na mesma região onde atualmente existe a suntuosa Basílica construída em homenagem à santa.
Por causa da localização diante do mar, a pequena paróquia acabou batizada de Igreja de Nossa Senhora de Conceição da Praia. Consequentemente, a santa foi “renomeada” pelos devotos.
“Era a maneira como as pessoas se dirigiam a ela, e acabou virando nome oficial. Com o tempo, o nome da santa também ganhou a assinatura. Acredita-se que, lá pelo século XX, tenha havido uma formalização desta mudança”.
E realmente houve. De acordo com o padre Adilton Pinto Lopes, Nossa Senhora da Conceição da Praia é um título exclusivo e, ao mesmo tempo, mariano como outros mais de cinco mil registrados no Vaticano, que são variações do nome de Maria, mãe de Jesus.
Já a Arquidiocese de São Salvador da Bahia reforça que no mundo inteiro é celebrado o dia da Imaculada Conceição da Mãe de Deus em 8 de dezembro, contudo, quando se trata de Conceição padroeira da Bahia, a terminologia correta é Nossa Senhora de Conceição da Praia.
A imaculada também recebeu denominações em vários outros locais. Como padroeira do Brasil, por exemplo, ela é Nossa Senhora da Conceição Aparecida, pois apareceu no interior de São Paulo.
Também em Portugal, na cidade de Fátima, ela é Nossa Senhora de Fátima. No Rio de Janeiro, ela recebeu o nome de Nossa Senhora do Carmo, e é a homenageada na Igreja Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé.
Mas a ‘folga’ desta sexta-feira não acontece em todos os estados
Está próxima sexta-feira (8), é comemorada em apenas 11 capitais. No Amazonas, por exemplo, a divindade é considerada a padroeira do estado.
Segundo a Arquidiocese de Belo Horizonte, a Imaculada Conceição de Nossa Senhora foi oficialmente promulgada pelo Papa Pio IX em 1854. A maternidade divina de Maria é origem de sua Imaculada Conceição.
Confira as capitais em que será feriado nesta sexta-feira, 8 de dezembro:
- Manaus (AM);
- Aracaju (SE);
- Belém (PA);
- Belo Horizonte (MG).
- Cuiabá (MT).
- João Pessoa (PB);
- Maceió (AL);
- Recife (PE);
- Salvador (BA);
- São Luís (MA);
- Teresina (PI).