O presidente Jair Bolsonaro veio à Bahia na última terça-feira, após a declaração polêmica sobre governadores do Nordeste repercutir amplamente na mídia e nas redes sociais.
O monitoramento LEVELS mostra como o tema repercutiu no Twitter durante a terça-feira (22), analisando cerca de 176 mil tuítes.
71% dos posts foram favoráveis a Bolsonaro. Embora a rede apresente um aumento real no número de mensagens em defesa do presidente, este fato não representa um aumento no total de usuários mobilizados. O número de usuários sofreu variação positiva de apenas 1% em comparação com a análise do dia anterior.
A narrativa de maior abrangência na rede (26%) repercute a recepção que Bolsonaro recebeu na Bahia, supostamente positiva.
Mensagens contrárias à declaração de Bolsonaro representam 29% da rede. Quando analisada em usuários únicos a porcentagem desse grupo sobe para 44%, mantendo a acirrada polarização. Desses, 26% dos usuários criticam Bolsonaro por realizar uma cerimônia fechada, a fim de evitar ser hostilizado durante viagem ao Nordeste.
O presidente é criticado também por usar a inauguração do aeroporto de Vitória da Conquista (BA) como palanque, tendo em vista que esta obra é considerada por este grupo como uma conquista dos governos passados.