O portal especializado em companhias aéreas AirlinesRating.com publicou sua lista com as 25 companhias aéreas mais seguras em 2024. “Essas companhias aéreas se destacam na indústria e estão na vanguarda da segurança, inovação e lançamento de novas aeronaves”, diz o editor-chefe da publicação, Geoffrey Thomas.
Confira o ranking:
- Air New Zealand
- Qantas
- Virgin Australia
- Etihad Airways
- Qatar Airways
- Emirates
- All Nippon Airways
- Finnair
- Cathay Pacific Airways
- Alaska Airlines
- SAS
- Korean Air
- Singapore Airlines
- EVA Air
- British Airways
- Turkish Airlines
- TAP Air Portugal
- Lufthansa/Swiss Group
- KLM
- Japan Airlines
- Hawaiian Airlines
- American Airlines
- Air France
- Air Canada Group
- United Airlines.
Segundo o editor Geoffrey Thomas, foram analisados acidentes ao longo de 5 anos, incidentes graves ao longo de 2 anos, auditorias dos órgãos reguladores da aviação e das principais associações; auditorias governamentais, idade da frota e treinamento de tripulação.
Thomas disse ainda que foi uma disputa extremamente apertada para o primeiro lugar entre a Air New Zealand e a Qantas, com apenas 1,50 pontos de diferença entre as duas companhias. A idade da frota foi o fator que colocou neozelandesa no primeiro lugar.
O editor lembrou ainda que as companhias aéreas têm incidentes diariamente, e muitos são problemas relacionados ao fabricante da aeronave ou do motor, e não questões operacionais da companhia aérea. “É a forma como a tripulação lida com esses incidentes graves que determina uma boa companhia aérea de uma insegura”, disse.