O mercado brasileiro emplacou 2.484.740 veículos leves em 2024. Desse número, 536.604 representam os comerciais, que incluem picapes e furgões. Na liderança dessa lista, temos a Fiat Strada com 144.684 unidades vendidas e que, como se não bastasse, também foi o veículo mais vendido no ranking geral. Portanto, a picape da Fiat superou o Volkswagen Polo por pouco mais de 4 mil unidades.
A Fiat Strada, aliás, lidera com folga entre os comerciais leves, já que a 2ª posição é ocupada pela Volkswagen Saveiro com 56.984 unidades vendidas no ano passado. Para fechar o pódio, vem a Fiat Toro com mais de 53 mil vendas. Os dados, vale ressaltar, são da Federação Nacional de Veículos Automotores (Fenabrave).
Entre as médias, a Toyota Hilux continua imbatível. Ocupando o 4° lugar dos comerciais leves mais vendidos, emplacou 50.010 unidades durante os 12 meses de 2024. Ou seja, mais de 18 mil unidades de diferença para a Ford Ranger, que ocupa o 5° lugar. Já a Chevrolet S10, que enfrentou as duas rivais em um comparativo aqui na Autoesporte, ficou apenas em 7° lugar, com mais de 27 mil vendas.
Em 10° lugar, está a Mitsubishi Triton, que acaba de chegar a sexta geração e abandona o nome L200 de vez. A picape média, que tem preços entre R$ 249.990 e R$ 329.990, vendeu 10.982 unidades. Resta ver como a nova geração do modelo vai influenciar nos números de 2025.
Na parte mais inferior do ranking, vemos a presença de Nissan Frontier (9.258), Volkswagen Amarok (7.328), Fiat Titano (6.223), que colocou a marca italiana na categoria das médias, Ford Maverick (3.536) e RAM 2500 (1.778) . Veja a lista completa: