A Apple está no topo da lista de marcas mais valiosas do mundo elaborada pela Kantar BrandZ, consultoria e empresa de dados especializada em consumo. De acordo com o Estadão, relatório aponta ainda que a gigante fundada por Steve Jobs é a primeira companhia de US$ 1 trilhão no mundo.
Posição | Marca | Valor (US$) | Variação (%) |
1 | Apple | 1,01 trilhão | 15% |
2 | 753,4 bilhões | 30% | |
3 | Microsoft | 712,8 bilhões | 42% |
4 | Amazon | 576,6 bilhões | 23% |
5 | McDonald’s | 221,9 bilhões | 16% |
6 | NVIDIA | 201,8 bilhões | 178% |
7 | Visa | 188,9 bilhões | 12% |
8 | 166,7 bilhões | 79% | |
9 | Oracle | 145,4 bilhões | 58% |
10 | Tencent | 135,2 bilhões | -4% |
A consultoria afirma que formula o ranking a partir de uma combinação de “dados financeiros rigorosamente analisados com extensa pesquisa de brand equity”. A lista é publicada desde 1998. Veja as primeiras colocadas em 2024:
O estudo destaca a resiliência das grandes marcas, com a Apple repetindo a primeira colocação e empresas como Google, Microsoft, Amazon e McDonald’s mantendo seu lugar entre as dez mais. “Marcas fortes continuam a prosperar apesar da incerteza”, afirma Martin Guerrieria, diretor da Kantar BrandZ.
Apesar de estarem fora das primeiras colocações, as brasileiras Brahma e Skol aparecem listadas, e alcançaram as posições 11º e 14º dentro da categoria de bebidas alcóolicas.