O varejo farmacêutico no Brasil cresceu 11% em 2024 frente a 2023 e alcançou a marca de 158,4 bilhões de reais em vendas. O setor também cresceu em volume, registrando 8,1 bilhões de unidades, número segundo Pedro Gil, da Radar Econômico, 6,1% maior que os 7,6 bilhões movimentados em 2023. Os dados são da Abafarma (Associação dos Distribuidores Farmacêuticos do Brasil).
De acordo com o balanço da entidade, os distribuidores responderam por 57% do volume comercializado pelo varejo (4,6 bilhões de unidades) em 2024. As vendas diretas das indústrias para os pontos de vendas somaram 3,5 bilhões de unidades no mesmo período. Em valor, os distribuidores responderam por 55,7% dos negócios, totalizando R$ 88,3 bilhões (PPP).
De acordo com o levantamento Abafarma/IQVIA, a região Centro-Oeste foi a que registrou maior crescimento entre os mercados atendidos pelos distribuidores, na comparação versus 2023, com expansão de 6,9% em unidades, seguida pelo Nordeste (6%). O Sudeste registrou expansão de 4%. No Sul, as vendas em unidades cresceram 2,9% e na região Norte, o crescimento de 2,4%.
O Brasil, de acordo com a Abafarma, fechou o ano com 93,7 mil farmácias e drogarias em atividade. O Sudeste conta o maior número de lojas (36,7 mil), seguido por Nordeste (26,2 mil), Sul (14,9 mil), Centro-Oeste (8,9 mil) e Norte (6,8 mil).