O podcast Eu te Explico realiza, nesta semana, entrevistas com os dois candidatos ao governo da Bahia , ACM Neto (União Brasil) e Jerônimo (PT). O primeiro entrevistado é ACM Neto que, durante 40 minutos, conversou com a editora do g1 Valma Silva, o apresentador Fernando Sodake e o editor-chefe da Central de Radiojornalismo, Emmerson José.
O ex-prefeito de Salvador defendeu uma reformulação na educação pública do estado. Segundo ele, é necessário que o sistema educacional prepare o jovem para o mercado de trabalho, com uma mudança na grade curricular que favoreça o ensino profissionalizante de uma forma adaptada a cada região do estado.
“A Bahia tem regiões com realidades completamente diferentes, consequentemente seu potencial e sua vocação. Vamos ter um plano para cada região com metas definidas, iniciativas estabelecidas e prazos de entrega definidas. Vamos associar a perspectiva econômica de cada região com a qualificação da mão de obra, aí onde entra uma reformulação na grade curricular do ensino médio do estado”, disse.
ACM Neto destacou que é necessário manter um ensino básico fundamental, mas avançar na questão profissionalizante, proporcionando ao jovem a possibilidade de, ainda na escola, ter acesso a conteúdos que o coloquem em sintonia com o mercado de trabalho.
“Vamos preservar o que é essencial e fundamental para a educação básica, mas a gente quer uma educação mais dinâmica, que prepare o jovem para o mercado de trabalho”, disse.
“Por exemplo, o jovem do oeste tem mais possibilidade de emprego na agroindústria e na agricultura do que o jovem do litoral sul, que tem mais possibilidade de emprego no turismo. A gente quer, a partir da vocação de cada região, mexer na educação convencional já no ensino médio e preparar nosso jovem para o mercado de trabalho, além de preparar o jovem para poder aplicar o Enem, ter uma boa nota, podendo realizar seu sonho de nível superior”, concluiu.
As entrevistas dos candidatos no podcast Eu te Explico fazem parte de ações integradas da Central de Eleições da Rede Bahia, que, além do g1, contam com a TV Bahia e suas afiliadas no interior, iBahia e Bahia FM.
O encontro permite ao público conhecer e se aprofundar nas propostas dos candidatos que disputam o cargo máximo do Executivo estadual em 2022. A ordem de entrevistas foi definida em reunião com representantes das candidaturas.