Após ter de volta os seus direitos políticos, o ex-prefeito de Camaçari por três mandatos, Luiz Caetano, assume como secretário do governo do estado uma importante missão dentro do governo Rui Costa (PT): cuidar das relações políticas e institucionais.
Confira alguns trechos de uma longa entrevista ao BNews:
Você tem uma boa relação com Jaques Wagner….
Luiz Caetano – Excelente. Excelente relação. Nós somos amigos e quando eu era prefeito e presidente da UPB, o Wagner era governador. Fizemos uma boa parceria, demos uma arrancada forte naquela UPB. Melhoramos a entidade, a entidade passou a ter prestígio grande e passou a representar de fato os prefeitos. Foi um bom momento e penso que nós vamos também aqui fazer a mesma coisa. Será um pouco parecido com a UPB. Obviamente que é diferente, porque aqui nós temos que construir mais a relação com os parceiros, com os agentes políticos, com a sociedade, com as instituições, enfim… O desafio é muito grande e estamos aqui prontos para trabalhar e fazer isso.
Na sua visão, como político experiente e agora Secretário das Relações Institucionais, a conversa da chapa majoritária futuramente em 2022 numa composição PT, PP e PSD, com esses dois aliados, os maiores, está pacificada? Há risco de rompimento?
Luiz Caetano – No meu ver, está pacificada. Está bem. O governo prestigiou os aliados e vice-versa. Os aliados ajudaram muito nesse sucesso que o governo tem. Então, não vejo porque [não estaria pacificada]. Obviamente que tem determinadas questões que estão sendo discutidas. Mas, sobre esse assunto, só quem pode falar é o governador porque é ele que conduz isso pessoalmente junto com Wagner e com os presidentes de partidos. Essa é uma condução que a todo instante tem que estar ajustando. Penso que nós vamos estar juntos e bem unidos para ganhar as eleições futuras com o Governo do Estado e também para a Presidência da República. E também ajudar a eleger os deputados federai e estaduais. Acho que essa agenda está muito boa, na minha opinião.
Qual será o futuro do governador Rui Costa? Você acha que ele fica no governo até o final, porque também há muita pressão do PP para que Rui seja candidato a senador para João Leão ficar oito meses como governador. Também tem uma corrente do PT que acha que ele pode ser candidato a senador. Já outros acreditam que se ele ficar até o final, não vai ter dor de cabeça para a formação de chapa majoritária. O que você acha do futuro de Rui?
Luiz Caetano – Tudo isso está na mesa. Só que, como eu disse antes, o governador não tomou ainda a decisão com relação a isso. Tem dito, inclusive, a vocês da imprensa diversas vezes. Ele está focado de corpo e alma [com o combate a Covid]. Daqui a pouco, se Deus quiser, vamos vencer essa etapa e a gente discute isso. É óbvio que Wagner é o nosso candidato, é um grande quadro e vamos trabalhar muito para ele se sair bem. Mas o governador, na hora certa, vai dar essa linha.