segunda-feira 23 de dezembro de 2024
O presidente deu entrevista ao programa Brasil Urgente, da Band, ao lado do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, e de um intérprete de libras / Foto: Reprodução/Facebook
Home / DESTAQUE / Valor do barril de petróleo dispara e Governo Bolsonaro estuda congelar preço
segunda-feira 7 de março de 2022 às 19:09h

Valor do barril de petróleo dispara e Governo Bolsonaro estuda congelar preço

DESTAQUE, NOTÍCIAS


O presidente Jair Bolsonaro (PL) estuda, segundo o portal O Antagonista, congelar emergencialmente o preço dos combustíveis após a disparada do valor do barril do petróleo no mercado internacional. A ideia é utilizar parte do aumento de aproximadamente R$ 34 bilhões nos dividendos de lucros da Petrobras em 2021, destinados ao governo federal, para conter a alta no preço dos combustíveis.

Nesta segunda, o barril de petróleo atingiu o maior patamar dos últimos 14 anos, chegando a US$ 140 por conta do conflito entre a Rússia e a Ucrânia. E, com a elevação do preço do barril de petróleo, a gasolina também fica mais cara quando chega ao consumidor final.

O congelamento de preços já foi adotado em outros governos, como no de Michel Temer, em 2018, como resposta à greve dos caminhoneiros. Hoje à tarde, técnicos do Ministério da Economia estudavam como o Governo Federal poderia compensar a Petrobras, caso fosse estabelecido esse benefício fiscal. Valores ainda não foram estabelecidos.

Para conseguir congelar o preço da gasolina, do álcool e do diesel, porém, o governo também de uma decisão do Conselho da Petrobras.

Além de tentar congelar o preço dos combustíveis, o governo federal ainda vai pressionar o Congresso Nacional a aprovar o projeto de lei que congela o valor do ICMS sobre o preço da gasolina, do álcool e do diesel para tentar minimizar o valor da gasolina, do álcool e do diesel na bomba.

Veja também

Aprovação do pacote foi passo importante, mas preocupação fiscal deve continuar, diz Baleia Rossi

O presidente nacional do MDB, deputado Baleia Rossi (SP), disse a Andrea Jubé, do jornal …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!