segunda-feira 23 de dezembro de 2024
Local das lideranças na Câmara dos Deputados ficou vazio nesta quinta
Home / POLÍTICA / Valmir defende projeto do PT que amplia período de concessão do auxílio emergencial
quarta-feira 29 de abril de 2020 às 16:00h

Valmir defende projeto do PT que amplia período de concessão do auxílio emergencial

POLÍTICA


Apresentado pela liderança do PT na Câmara Federal nesta quarta-feira (29), o projeto de lei que aumenta para 12 meses o período de concessão do auxílio emergencial durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) foi defendido pelo deputado baiano Valmir Assunção (PT).

A peça apresentada é de autoria de todos os parlamentares petistas da Casa Legislativa. “O governo federal tem a obrigação de zelar pelo trabalhador, é ele que faz a engrenagem pública rodar neste país. São os trabalhadores que vivem sob sol e chuva para desenvolver o Brasil e precisam ser assistidos neste período de crise sanitária. Por isso o projeto é de suma importância”, salienta Valmir.

Serão beneficiados com o auxílio emergencial no valor de R$600 mensais o trabalhador que cumpra os requisitos já previstos pelo programa federal. Sendo que o INSS deverá antecipar o valor mencionado para os requerentes do benefício de prestação continuada, e os salários mínimos mensais para pessoa com deficiência e para pessoa sob perícia do órgão. De acordo com os parlamentares, em justificativa do projeto, a intenção é ampliar o benefício “fruto de um amplo esforço do Congresso para garantir uma renda emergencial e temporária a toda a população que teve sua existência diária e segurança alimentar atingidas com a abrupta interrupção das atividades econômicas em virtude do isolamento e distanciamento social”.

Sobre o auxílio emergencial, Valmir lembra que o governo federal queria o valor de R$200 como abono para o público do Cadastro Único. “Todos sabemos que três meses não será suficiente, ainda mais com as novas projeções de contaminação pela Covid-19, que deve ter seu ápice em julho ou agosto”, completa Assunção. No projeto dos petistas, também é destacado o período de “transição entre o choque do isolamento e a efetiva retomada da atividade, uma vez que o mercado de trabalho costuma ser o último a reagir em momentos de crise”. A peça expõe ser fundamental aumentar o período do auxílio emergencial, para amparar pessoas que serão atingidas duramente pelas consequências econômicas da pandemia.

Veja também

“Me preparando para essa nova tarefa”, diz vereador Augusto Vasconcelos sobre ser secretário do governo da Bahia

O vereador Augusto Vasconcelos (PCdoB) se prepara para um novo desafio na política. A partir …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!