Segundo a colunista Bela Megale, do O Globo, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não esconde de aliados próximos a sua irritação com as aparições públicas do presidente de seu partido, Valdemar Costa Neto.
Com o silêncio do ex-presidente desde a derrota, o cacique político do PL passou a publicar gravações com agradecimentos a apoiadores de Bolsonaro e críticas a Lula. Nos vídeos, Valdemar também faz elogios ao ex-presidente. Mesmo assim, o material tem desagradado o capitão reformado.
A gravação mais recente, divulgada nesta semana, angariou mais de 1,2 milhão de visualizações, destacando-se como a mais vista. Até o momento, foram feitos três vídeos de Valdemar.
Integrantes do PL veem com bons olhos as ações de Valdemar e avaliam que o presidente da sigla está ocupando o vácuo deixado por Bolsonaro. Para eles, Valdemar estaria se tonando um “popstar da direita conservadora”. Além disso, destacam que ninguém sabe o que Bolsonaro fará no futuro e que é necessário ter outras lideranças capitalizando a oposição.
Antes de deixar o Brasil rumo aos Estados Unidos, a dois dias do fim de seu mandato, Bolsonaro se queixou diretamente a Valdemar sobre as aparições.
O presidente do PL tinha gravado dois vídeos e feito duas coletivas de imprensa sobre o pedido de anulação de quase 300 mil votos apenas no segundo turno. Aliados relatam que Bolsonaro reclamou que Valdemar estaria “falando demais” e pediu que parasse. O apelo não surtiu efeito.