segunda-feira 23 de dezembro de 2024
Foto: Agência CMS
Home / NOTÍCIAS / Vacinação para agentes de limpeza começa nesta quinta
quinta-feira 18 de junho de 2020 às 10:04h

Vacinação para agentes de limpeza começa nesta quinta

NOTÍCIAS


A Lei Municipal nº 9.486/2019, que garante a imunização dos trabalhadores da limpeza urbana de Salvador, já está em vigor. Motoristas, coletores, coletores motociclistas, varredores, fiscais, agentes de limpeza e operadores de roçadeira estão inseridos na medida. Segundo o vereador Luiz Carlos Suíca (PT), autor do projeto que originou a legislação, esta é uma forma de reparar e de auxiliar os profissionais na manutenção da saúde.

“Os trabalhadores de limpeza urbana promovem saúde diariamente para a população. Trabalhando nas ruas, estão mais vulneráveis a contaminações. Por isso, o projeto é de suma importância”, salienta Suíca, que é representante da categoria na Bahia.

O vereador reforça que a campanha é contra Influenza e H1N1, não é vacinação contra Covid-19, porém facilita o diagnóstico. Ele salienta que essa é uma vitória importante, mas que é preciso continuar lutando pela inclusão de outras vacinas no processo. A categoria, segundo Suíca, deve integrar todas as campanhas lançadas pela Prefeitura, como profissionais que vivem diariamente em zonas de risco.

Para a coordenadora-geral Ana Angélica Rabello, essa foi mais uma luta do Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza Pública do Estado da Bahia (Sindlimp) e do mandato do vereador Suíca pela valorização da categoria. “Precisamos ter a mesma atenção que outros profissionais. Será em torno de 5000 vacinas, ninguém vai ficar de fora”, garante Ana Angélica.

Ainda conforme a lei sancionada, o programa instituído poderá ocorrer durante todo o ano, facultada a sua realização prioritariamente no período de campanha de vacinação fixado pelo poder público. A Prefeitura poderá regulamentar a lei para a sua fiel execução.

Suíca ainda ressalta o trabalho realizado pelos agentes na cidade: “Esses profissionais têm feito um excelente serviço. A vacinação não resolve a Covid-19, mas ameniza em relação a outras doenças”.

“Essa lei é mais uma medida para reparar um processo de falta de políticas públicas para esse grupo de trabalhadores e estamos buscando reforçar ela e não criar entraves. Os serviços precisam ser realizados”, completa o vereador.

Veja também

Quem é Luiz Galeazzi, empresário que pilotava avião que caiu em Gramado

O empresário Luiz Galeazzi, que pilotava a aeronave que caiu em Gramado, na manhã deste domingo …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!