“O início da vacinação de jornalistas hoje é uma vitória da sociedade”, diz o presidente da Câmara Municipal de Salvador, Geraldo Júnior (MDB). O anúncio da vacinação imediata para jornalistas em Salvador foi realizado nesta quinta-feira (3) pelo prefeito Bruno Reis (DEM) em suas redes sociais. Geraldo Júnior defendeu em diversas ocasiões a imediata inclusão desses profissionais como grupo prioritário para a imunização contra a Covid-19. Inclusive, ele determinou a inclusão na Ordem do Dia da sessão ordinária do Legislativo Municipal do último dia 26 de projetos de indicação ao Executivo Municipal neste sentido. Um levantamento da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) revelou que a Covid-19 mata um jornalista por dia no Brasil.
“Desde o começo da pandemia a imprensa tem o papel fundamental de informar à sociedade sobre os perigos desta doença letal e seus efeitos devastadores no planeta. Assim como orienta a população diariamente como proceder para diminuir os índices de contaminação. E também atualiza os cidadãos brasileiros sobre a campanha de vacinação. E esses valorosos profissionais fazem isso nas ruas e nos hospitais. Desde o começo da pandemia arriscam suas vidas na linha de frente, mas cumprem o seu precípuo papel de informar a sociedade”, diz Geraldo Júnior.
Ontem o Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA) negou o mandado de segurança (8014585-71.2021.8.
Moacy Neves, presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Bahia (SINJORBA), informa que ontem (02) a CIB ratificou a decisão tomada no dia 18 de maio e vai orientar as prefeituras a promoverem a vacinação dos profissionais de imprensa com base nos critérios estabelecidos na resolução 085/2021. “Com isso, os gestores devem imediatamente promover a imunização das categorias”, afirmou.