A vacinação contra a gripe realizada em Lauro de Freitas desde o mês de março, em todas as Unidades de Saúde da Família e na Escola Mariza Pitanga, foi prorrogada até dia 6 de junho. Além disso, o Dia D de mobilização nacional, que ocorreria neste sábado, 9 de maio, foi cancelado. A partir da próxima segunda-feira (11), será iniciada a terceira fase da campanha em que crianças com idade a partir de seis meses a menor de seis anos, e pessoas com deficiências serão incluídas nos critérios do público alvo.
Desde o início da vacinação, 33.490 mil pessoas foram imunizadas no município contra o vírus Influenza A H1N1, H3N2 e B. Cerca de 90% dos idosos receberam a dose que protege contra a doença por um ano. “É importante que o responsável leve a caderneta de vacinação da criança”, destaca a superintendente da Vigilância em Saúde, Regina Coeli, reforçando ainda que estratégias para evitar aglomerações foram adotadas e seguirão até o final da campanha. “Lembramos que todos devem ir se vacinar usando a máscara e respeitando à distância de dois metros um do outro”, disse.
A prorrogação ampliou o prazo da campanha em duas semanas. A partir de segunda-feira (18/05), professores das redes públicas e privadas também poderão ser imunizados. “A imunização não protege contra o coronavírus, mas ajuda no diagnóstico da Covid-19, tendo em vista que os sintomas das duas doenças são bem parecidos. Por isso é importante que todos que compõem os grupos sejam vacinados”, esclarece.
Ainda podem se vacinar: idosos, trabalhadores de saúde, profissionais das forças de segurança e salvamento, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clinicas especiais, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade, caminhoneiros, profissionais de transporte coletivo (motorista e cobrador) e portuários, povos indígenas, pessoas com idade de 55 a 59 anos, gestantes e puérperas até 45 dias após o parto.