Após sofrer com o não recebimento da vacina BCG por parte do Ministério da Saúde, a Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), informa que a vacinação voltou a acontecer nesta segunda-feira (2) após a chegada de novo lote. Contudo, seguindo ainda regime de racionamento das doses, a vacinação acontecerá em 13 unidades de saúde e no Hospital Geral de Camaçari (HGC).
Após a normalização da distribuição da vacina para o município, prevista pelo Ministério da Saúde para outubro, a mesma será oferecida em todas as salas de vacinação.
Confira nota informativa da Diretoria da Vigilância à Saúde e os locais de vacinação BCG:
NOTA INFORMATIVA
A Secretaria de Saúde, por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde e Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica, informa que a vacina BCG está disponível no Hospital Geral de Camaçari e nas seguintes unidades de saúde:
UBS MONTE GORDO (às segundas-feiras)
UBS CAMAÇARI DE DENTRO (às segundas-feiras)
USF BURI SATUBA (às segundas-feiras)
UBS VILA DE ABRANTES (às terças-feiras)
USF PONTO CERTO (às terças-feiras)
USF BARRA DO POJUCA (às quartas, pela manhã)
USF NOVA ALIANÇA (às quartas-feiras)
UBS GLEBA E (às quartas-feiras)
UBS AREMBEPE (às quintas-feiras)
UBS GRAVATÁ (às quintas-feiras)
USF PARQUE DAS MANGABAS (às sextas-feiras)
UBS GLEBA B (às sextas-feiras)
UBS BARRA DO JACUÍPE (às sextas, pela manhã)
Considerando que o tempo de utilização dessa vacina após abertura do frasco é de até 6 horas, a Secretaria de Saúde mantém a estratégia de oferecer a vacina BCG apenas nas unidades de saúde referidas, visando o melhor aproveitamento do número de doses em cada embalagem. Essa medida evitará a perda de doses e possibilitará contemplar um maior número de crianças. A aplicação da vacina ocorrerá com agendamento na própria unidade de saúde.
De acordo com a Nota Informativa Nº 190/2019-CGPNI/DEIDT/SVS/MS, o Ministério da Saúde solicita que os pais sejam informados sobre a falta da vacina pentavalente que previne contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e meningite. A vacina teve abastecimento prejudicado para estados e municípios nos meses de agosto e setembro. O município de Camaçari dispõe de poucas doses da vacina e já estão distribuídas nas unidades de saúde. O Ministério da Saúde informa ainda que a distribuição da vacina pentavalente tem previsão de ser restabelecida em outubro de 2019.
As demais vacinas de rotina que compõem o calendário básico estão disponíveis nas salas de vacina em funcionamento.