sexta-feira 22 de novembro de 2024
Foto: Reprodução
Home / Mundo / MUNDO / Vacina europeia contra o COVID-19 começará testes em humanos nesta semana
domingo 26 de abril de 2020 às 18:18h

Vacina europeia contra o COVID-19 começará testes em humanos nesta semana

MUNDO, NOTÍCIAS


Uma vacina contra a covid-19 será testada em humanos no fim de abril, em um grupo de 550 voluntários saudáveis de Londres. Desenvolvida por cientistas italianos e britânicos, o projeto é fruto de uma parceria entre a empresa Advent-IRBM, de Pomezia, na província de Roma, e o Instituto Jenner, da Universidade de Oxford, no Reino Unido. Se o estudo clínico apresentar resultados satisfatórios, a vacina pode estar disponível na Europa a partir de setembro.

“Nosso parceiro sintetizou o gene da proteína ‘spike’ (utilizada pelo coronavírus para agredir células e se multiplicar). Esse gene é inoculado no corpo humano, que reconhece o corpo estranho e produz anticorpos”, explica Piero di Lorenzo, presidente da companhia italiana, responsável pela fabricação do primeiro lote. “A vacina para o ebola saiu desses mesmos laboratórios há cinco anos”.

Diante da emergência causada pela pandemia de coronavírus, os cientistas adiantaram a fase de testes na população. “Em tempos normais, chegar a esta etapa demoraria anos”, reconhece o secretário de Saúde do Reino Unido, Matthew Hancock. O governo britânico colocou 20 milhões de libras esterlinas (cerca de 132 milhões de reais) à disposição da equipe de Oxford e destinou 22 milhões de libras (146 milhões de reais) a outro projeto de vacina desenvolvido pelo Imperial College de Londres.

Na Alemanha, o Instituto Paul Ehrlich também anunciou, na quarta-feira 22, o primeiro teste de uma vacina contra a covid-19, desenvolvida com dados genéticos de outra proteína do coronavírus. A primeira fase do estudo clínico contará com 200 voluntários, com idades entre 18 e 55 anos. Os alemães devem usar variantes da vacina levemente modificada para aumentar as chances de acerto.

Com os anúncios, os europeus entram com força na corrida pelo desenvolvimento da primeira vacina contra a covid-19, responsável por mais de 202 mil mortes no mundo até o sábado 25, segundo o painel de monitoramento global da Universidade Johns Hopkins. Em 19 de março, Donald Trump informou que os EUA começaram a testar a sua vacina, um projeto sob a coordenação da força-tarefa da Casa Branca contra o coronavírus. Dias depois, a China comunicou o início de testes clínicos em 108 voluntários.

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!