A Prefeitura de Salvador começou a vacinação contra a Covid-19 em 19 de janeiro. Atualmente, a vacina está disponível aos trabalhadores de unidades de saúde, idosos e pessoas com deficiência asilados.
Prefeitura de Salvador amplia pontos para imunização dos trabalhadores da Saúde
População indígena, aldeados e povos de comunidades ribeirinhas não foram contemplados neste primeiro momento, na capital baiana, e vão receber a vacina quando mais doses forem entregues.
Quem pode ser vacinado
Profissionais da Saúde;
Idosos e pessoas com deficiência asilados.
Os profissionais podem consultar neste link da Secretaria Municipal da Saúde se estão na lista de habilitados.
O que fazer se você está nos grupos acima
A assessoria da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informou de que desde quarta-feira (27) segue com vacinações em 37 instituições entre hospitais e asilos.
Segundo a órgão de saúde da prefeitura, as instituições mandam uma lista com os nomes das pessoas que vão ser vacinadas e o órgão programa a visita nas unidades e realiza a vacinação.
A SMS não divulgou a lista com os nomes das instituições que estão vacinando para evitar que as pessoas que não foram contemplados neste primeiro momento e as que não fazem parte da 1ª fase se dirijam a esses postos.
Adaptação no plano de imunização
O plano inicial previa que todos os trabalhadores da área da Saúde e toda a população idosa com 75 anos ou mais fosse vacinado com prioridade.
Além disso, idosos com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência, asilos ou instituições psiquiátricas, e toda a população indígena, aldeados e povos de comunidades ribeirinhas também deveriam ser imunizados na primeira fase.
Como as doses que serão recebidas não é suficiente para todo o grupo prioritário da fase 1, ela foi divida.