350 crianças e adolescentes assistidas pelo Centro de Atenção Psicossocial Infantil (Caps I) de Lauro de Freitas participarão do arrasta-pé junino, nesta quarta-feira (19), a partir das 9h. Além de danças e comidas típicos do período, a festa comemora também o novo espaço de atendimento localizado na rua Jockey Clube, no Centro de Lauro de Freitas.
De acordo com a coordenadora da Saúde Mental da Secretária Municipal de Saúde (Sesa), Graziela Borges, o CAPS I atende crianças e adolescentes de dois a 18 anos com síndromes psiquiátricas, transtornos globais de desenvolvimento, violência e com dependência química. “O acolhimento é realizado sempre as segundas e terças-feiras. Na unidade, o assistido participa das oficinas terapêuticas voltadas para socialização, estimulação sensorial, oral e outros, de acordo com a necessidade do paciente”.
Gaziela conta que enquanto os miúdos são atendidos, os pais ou responsáveis também recebem um olhar especial. “Nós cuidamos das crianças e dos pais, porque é necessário que todos estejam bem e estabilizados”, pontuou informando ainda que a unidade possui uma equipe multidisciplinar composta por médico psiquiatra, psicólogo, assistente social, educador físico, fonoaudiólogo, farmacêutico e enfermeiros.
Os assistidos que precisam utilizar remédios recebem no próprio equipamento sua medicação distribuída pela farmácia estabelecida na unidade. Os menores também fazem suas refeições na unidade. “Temos crianças e adolescentes que chegam muito cedo e tomam no CAPS I o café da manhã. Há casos de assistidos que chegam para atendimento depois de uma manhã de aula na escola regular e almoçam na unidade. Servimos café da manhã e almoço”, explica.