quarta-feira 8 de janeiro de 2025
Foto: AP Photo / Uncredited
Home / Mundo / MUNDO / Usina nuclear no Egito com tecnologia russa é marco para continente africano
terça-feira 27 de fevereiro de 2024 às 16:24h

Usina nuclear no Egito com tecnologia russa é marco para continente africano

MUNDO, NOTÍCIAS


Em entrevista ao podcast Mundioka, da Sputnik Brasil, especialistas analisam qual a importância da usina construída pela estatal russa Rosatom no Egito e como ela contribui segundo o portal Sputnik, para blindar o país da crise energética que afeta vários países do mundo.

O Egito anunciou no final de janeiro a construção de uma unidade da primeira usina nuclear do país, que será a segunda do continente africano. O anúncio foi dado em uma videoconferência pelos presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e do Egito, Abdel Fattah al-Sisi.

Localizada na cidade de El Dabaa, a usina é parte de um acordo de cooperação firmado com a Rússia em 2015, e está sendo construída pela empresa estatal russa Rosatom, com um empréstimo concedido por Moscou de US$ 25 bilhões (cerca de R$ 132 bilhões) para a realização da obra. A usina contará com quatro unidades de potência de 1.200 MW cada. Elas operarão reatores nucleares russos avançados VVER-1200 geração “3+”, que atendem aos mais altos padrões de segurança pós-Fukushima.

Em entrevista ao podcast Mundioka, da Sputnik Brasil, especialistas explicam o que a parceria para a construção da usina significa para ambos os países, hoje colegas no BRICS, e como ela contribui para a retomada da economia egípcia, abalada após a pandemia.

Qual a relação entre Rússia e Egito?

Para Eduardo Gomes, coordenador do Núcleo de Estudos dos Países BRICS (NuBRICS) da Universidade Federal Fluminense (UFF), a construção da usina representa “uma grande conquista para a África e para a Rússia”.
“Parece que está andando de forma eficiente [a construção da usina] e tem tudo a ver, aliás, com a entrada do Egito no BRICS. Então é Rússia e Egito no BRICS, e uma usina nuclear no meio do caminho.”

Veja também

Brasil nunca exportou tanto aos Estados Unidos como em 2024

Os Estados Unidos foram o segundo país que mais comprou mercadorias do Brasil em 2024. …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!