Há pouco tempo, Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, expressou seu desejo de concluir o acordo comercial entre a União Europeia e a Mercosul até o fim do ano. A declaração foi feita no Palácio do Planalto após uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
“Acreditamos que é chegada a hora de concluir o acordo União Europeia-Mercosul. Temos a ambição, ambos, de terminá-lo o quanto antes, no mais tardar até final do ano. Há grandes vantagens para ambos os lados. O acordo vai criar condições corretas para que flua o investimento e vai respaldar a reindustrialização do Brasil”, declarou a executiva da UE.
Ursula von der Leyen disse acreditar que o acordo vai gerar empregos no Brasil e apoiar ainda mais a relação comercial entre as duas partes. “Esse acordo comercial é mais do que acordo comercial. É plataforma para diálogo, engajamento de longo prazo”, afirmou a representante do bloco europeu.
“Mandamos uma carta com um instrumento adicional e aguardamos com impaciência a sua resposta”, seguiu Ursula von der Leyen a Lula. A carta adicional de propostas da União Europeia para o acordo com o Mercosul foi avaliada no Senado pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, como “dura e difícil”.