A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, afirmou que as “urnas eletrônicas utilizadas no país conferem confiança e velocidade na votação, garantindo a divulgação do resultado no mesmo dia”.
Rosa participou nesta quarta-feira (21) do Fórum de Justiça dos Brics (bloco de países composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), realizado em Pequim, na China, de forma presencial e virtual. As informações são do canal CNN.
A presidente do STF lembrou que o método informatizado de votação foi implementado no Brasil em 1996.
“Antes dessa inovação o sistema eleitoral possibilitava muitas fraudes. Nas últimas eleições gerais, realizadas em 2018 para presidente da República, governadores e parlamentares, foram contabilizados quase 116 milhões de votos em todo o território nacional no mesmo dia da votação, tudo proporcionado pela tecnologia das urnas eletrônicas e do sistema eletrônico de votação”, afirmou.
A presidente do Supremo também destacou o papel central do Poder Judiciário nas relações institucionais do Brasil após a promulgação da Constituição Federal de 1988.
“O elevado nível de demandas judiciais no país gera crescentes necessidades em termos de estrutura e recursos ao Poder Judiciário, que devem ser solucionadas por meio do uso da tecnologia e da resolução alternativa de conflitos”.