O superintendente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Elve Cardoso acompanhado do prefeito de Encruzilhada, Wekisley Teixeira esteve na quarta-feira (26) em São Paulo para conhecer a experiência da Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (CROSS) do Sistema de Regulação de Sistema de Saúde do Estado de São Paulo (SIRESP). Na ocasião, eles foram recebidos pela Dra Aparecida Teruko Yamada e Dr Napoli.
Para o superintendente da UPB, Elve Cardoso, a experiência foi muito proveitosa. “Tivemos a oportunidade de entender o que pode servir de exemplo para o Sistema de Regulação da Bahia. O CROSS se mostra muito eficiente justamente pela sua capacidade de automação, porque é possível identificar o paciente de emergência e evitar que ele não fique mais de uma hora sem atendimento. A tecnologia do CROSS faz a busca e o alerta. Em termos de operacionalização o sistema é muito eficiente. O que pode servir de exemplo para a Bahia é o formato utilizado para a gente entender onde está o paciente, o leito e em quanto tempo ocorrerá o atendimento”, avaliou.
O Cross é um serviço que organiza a regulação de recursos disponíveis na saúde pública. O sistema trabalha em vários âmbitos: pré-hospitalar, ambulatorial, regulação entre regiões. Estas são as frentes ordenadas pelo Cross, que é um sistema atualizado pelos próprios médicos, a fim de buscar os melhores recursos, mais próximos do paciente. É um sistema unificado em todo o estado de São Paulo, mas que funciona, principalmente, de maneira regionalizada, através das regiões de saúde.