O diretor da instituição e prefeito de Caculé, Beto Maradona, afirmou que investir em qualificação e educação é o melhor caminho para a gestão
Aconteceu na tarde da última terça-feira (13) o lançamento estadual do Guia do Candidato Empreendedor. O objetivo do Guia, lançado pelo Sebrae, é promover o debate e o fomento ao empreendedorismo junto a candidatos que vão disputar as eleições municipais deste ano. O diretor da União dos Municípios da Bahia (UPB), Beto Maradona, que também é prefeito de Caculé, representou o presidente da entidade, Eures Ribeiro.
“Foco em duas palavras que são qualificação e educação porque esse é o caminho. Esse Guia é de fundamental importância porque os prefeitos já vão assumir em janeiro com uma visão diferente. Agentes públicos devem ter o mesmo pensamento de levar educação e qualificação para desenvolver os municípios e, para isso, precisam estar junto com o Sebrae”, disse Beto Maradona ao participar do evento virtual.
O presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles, lembrou que o Sebrae sempre apoiou os prefeitos, com programas e projetos voltados à gestão pública “Este ano, antecipamos o debate para que o empresário de pequeno porte perceba quais são os candidatos empreendedores. Precisamos de líderes empreendedores que coloquem o município para frente”, disse. Palavras complementadas pelo superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury. “Nós moramos nos municípios e tudo que a gente possa fazer para o desenvolvimento é necessário que se faça. Esse entendimento é muito salutar”.
O Guia do Candidato Empreendedor traz 10 passos e 100 ações para o desenvolvimento e a prosperidade do município e está disponível em: http://bit.ly/guiacandidato2020. O Guia apresenta alternativas aos candidatos e candidatas para a promoção do desenvolvimento econômico sustentável e geração de emprego dentre as prioridades do município, a partir do apoio aos empreendedores e da melhoria do ambiente de negócio.
Também participaram do evento o presidente do Conselho Diretivo Estadual do Sebrae Bahia, Carlos Andrade; os diretores técnico e administrativo do Sebrae, Franklin Santos e José Cabral; o Coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Proteção à Moralidade Administrativa (CAOPAM), Frank Ferrari; o representante do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia (TCM), Ronaldo Santana; e o coordenador da Pós Graduação em Direito Municipal da Universidade Católica, Isaac Newton.
Veja os 10 passos indicados aos candidatos empreendedores:
1. Gere Emprego;
2. Mobilize Lideranças;
3. Desburocratize e Simplifique;
4. Apoie o Empreendedor;
5. Compre no Município;
6. Inclua Empreendedorismo nas Escolas;
7. Qualifique quem mais precisa;
8. Fortaleça a Identidade do Município;
9. Incentive a Cooperação;
10. Promova Inovação e Sustentabilidade.