O assessor especial da presidência da UPB, Jorge Castellucci, representando o presidente da entidade, Zé Cocá, participou do Seminário Territorial Saberes e Fazeres 2022 – Memórias de Formação. O evento que aconteceu na manhã desta quarta-feira (23), no auditório do IAT, encerram o ano de 2022 e o ciclo de quatro anos do Plano de Formação Continuada Territorial. Promovido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT), o plano vem movendo educadores de todo o estado em direção a novas aprendizagens e transformações práticas e efetivas que podem ser percebidas em todas as esferas das redes de ensino.
“Sabemos da dificuldade que é se fazer educação, principalmente nos últimos anos com a pandemia, pois a pasta foi uma das mais afetadas. Enquanto representante dos municípios, a UPB sabe da dificuldade que é se fazer educação de qualidade, principalmente naqueles municípios menores e com dificuldades de recursos. Então é mais um desafio a ser superado por vocês profissionais da educação, esse Plano foi muito importante para que tenhamos melhores educadores para educar nossos alunos”, afirmou Castellucci.
A diretora geral do IAT, Cybele Amado e o secretário de educação do estado, Danilo Melo enviaram mensagem por vídeo aos participantes e destacaram o sucesso do plano. “É uma alegria imensa poder compartilhar com vocês esse momento de fechamento de 4 anos de atividade da formação continuada e territorial. Neste momento não podemos estar em todos os territórios, mas deixo o meu desejo de dar continuidade na formação continuada e que se estabeleça enriquecendo e transformando a prática pedagógica”, ressaltou a diretora do IAT.
“Aproveitem a oportunidade para discutir nossas práticas, conversar sobre os ganhos, sobre os avanços e sobre a necessidade de implementar aquelas intervenções adequadas para que a educação na Bahia continue nesse patamar de qualidade , qualidade dos municípios qualidade do estado incluindo as nossas crianças, jovens e adultos”, afirmou o secretário de educação do estado, Danilo Melo.
O Seminário Territorial Saberes e Fazeres são uma ação formativa de apresentação das práticas de referência que foram desenvolvidas pelos Territórios de Identidade a partir dos conteúdos e das atividades realizadas no Plano de Formação Continuada Territorial 2019- 2022. O evento contou ainda com a presença de representantes da Undime, dirigentes de NTE, diretores escolares, coordenadores pedagógicos da rede estadual e municipal de educação, além de estudantes e demais equipes técnicas dos diferentes setores da SEC.