sábado 23 de novembro de 2024
Foto: SD Helder/ACS CBMBA/UPB
Home / NOTÍCIAS / UPB participa de reunião com Corpo de Bombeiros para planejar ações de combate a incêndios florestais
sexta-feira 17 de março de 2023 às 10:47h

UPB participa de reunião com Corpo de Bombeiros para planejar ações de combate a incêndios florestais

NOTÍCIAS


Para discutir soluções conjuntas na Operação de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais no Estado da Bahia, a União dos Municípios da Bahia (UPB) participou de uma reunião a convite do Corpo de Bombeiros Militar, na tarde desta quinta-feira (16), no 1º Grupamento de Bombeiros Militar, em Salvador.

O presidente da UPB, prefeito Quinho de Belo Campo, foi representado pelo superintendente da instituição municipalista, Elve Cardoso, que colocou a UPB à disposição no sentido de mobilizar os municípios para desenvolver ações conjuntas de prevenção às queimadas, formação de brigadas e resposta no combate aos incêndios.

De acordo com o comandante Geral do Corpo de Bombeiros Adson Marchesini, a ideia é reunir os órgãos para rever gargalos e encontrar soluções. Segundo ele, os incêndios são recorrentes e exigem preparo do poder público. “Todo ano acontece e por que não se preparar? A gente precisa levar esse tema aos municípios para que eles se preparem e formem brigadas.

Nós precisamos tomar providências, fazendo ações preventivas e a UPB é fundamental nesse sentido”, afirmou o comandante. O Corpo de Bombeiros possui bases de resposta florestal em Barreiras, Juazeiro, Vitória da Conquista e Lençóis, com o intuito de promover o monitoramento de focos iniciais de incêndio, capacitação de brigadistas voluntários e intervenções junto à população.

Na reunião, o superintendente da UPB, Elve Cardoso, destacou o interesse da UPB em colaborar com a sensibilização dos municípios. Ele colocou a entidade municipalista à disposição, também, para organizar capacitações de agentes públicos municipais sobre o tema e orientar a captação de recursos para estruturar as brigadas de incêndio. “Às vezes o município não tem recurso financeiro para investir em uma brigada, mas não é isso que vai impedir a UPB nem o município de ter a responsabilidade perante o fato.

A gente tem na UPB a coordenação de captação de recursos e a gente estuda dentro do governo federal onde tem os recursos que podem ser captados para investir nesta área, assim como podemos formar um curso teórico que apoie os municípios. A UPB está de braços abertos para essa parceria”, afirmou Cardoso.

O superintendente de Proteção e Defesa Civil da Bahia, Heber Santana, destacou que uma reunião como essa é extremamente produtiva e fomenta um ambiente saudável para buscar soluções que devem ser coletivas e alcançar todo o estado. “A Defesa Civil precisa ser vista como um sistema que deve funcionar a muitas mãos. Todos nós temos que ficar muito atentos a esse problema que é recorrente, por isso uma ação preventiva, e o planejamento é fundamental para que a gente possa reduzir os danos materiais, os riscos que as queimadas oferecem ao meio ambiente e as pessoas”, reforçou.

A reunião contou com uma apresentação detalhada das ações de combate a incêndios florestais na Bahia, apresentada pelo subcomandante geral, Jorge Piauhy, e teve a participação de representantes da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia.

Veja também

Após extensa agenda em Londres, Débora Régis diz: “Vamos tirar a cidade do atraso”

A prefeita eleita de Lauro de Freitas, Débora Regis (União Brasil), retorna nesta sexta-feira (22) …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!