Representantes da União dos Municípios da Bahia (UPB), do Ministério Público da Bahia (MP-BA) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) se reuniram na terça-feira (13), na sede do Ministério Público no Centro de Apoio Operacional da Criança e do Adolescente (CAOCA). O encontro teve o objetivo de discutir estratégias e ações conjuntas para a promoção e defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes. A iniciativa, fruto de uma parceria do MP com a UPB, têm o intuito de capacitar os municípios para a implementação de políticas de acolhimento institucional, busca pela escuta especializada de jovens e criança em situação de vulnerabilidade social e implementação dos fundos e do orçamento da criança e do adolescente.
A coordenadora de Desenvolvimento Social da UPB, Renata Lacerda ressaltou que a entidade irá sensibilizar os gestores, técnicos e secretários municipais para importância da capacitação nos municípios baianos. “Discutimos sobre como será feito todo o planejamento, operacional e logístico, e toda a formatação de como vai acontecer o processo de capacitação nos municípios. A ideia é que os gestores facilitem a participação das pessoas envolvidas com ação e proteção da criança e adolescente no município”, destacou Renata, que participou da reunião junto com coordenador do jurídico da UPB, Wal Goulart.
No encontro, os representantes do MP ressaltaram que será extremamente importante nas capacitações a presença dos juízes, promotores e delegados de cada município, e a UNICEF pontuou sobre a importância da continuidade da orientação em formato de assessoria para as equipes que forem capacitadas.
Estavam presentes no encontro a promotora Anna Karina Trennepohl, coordenadora do CAOCA do MP/BA, e a promotora Sara Oliveira, coordenadora da Unidade de Projetos do CAOCA, o representante UNICEF, Prof Benedito, e o secretário municipal Michael Farias, de Desenvolvimento Social de Vitória da Conquista, município referência nacional nas ações voltadas para criança e adolescente. Uma nova reunião está agendada para o dia 22 de janeiro entre os órgãos para alinhamento de ações.