Melhoria do ambiente de negócios, educação empreendedora nas escolas, compras públicas e o Prêmio Prefeito Empreendedor foram alguns dos assuntos discutidos na reunião de alinhamento de técnicos da União dos Municípios da Bahia (UPB), com o Sebrae, na última segunda (16), em Salvador. A conversa é preparatória para a assinatura de um termo de cooperação entre as duas instituições, com foco no fomento do empreendedorismo nos municípios.
UPB e Sebrae esperam trabalhar juntos na formação de uma rede de atores que promovam a melhoria do ambiente de negócio nas cidades do interior do estado. Os coordenadores de Captação de Recursos da UPB, Joelson Azevedo, e de Informações Municipais, Jacira Cavalcanti, e o técnico Willian Mercês, foram recebidos na sede do Sebrae/BA, em Salvador, pela gerente de Ambiente de Negócios, Cecília Miranda, e pelo coordenador de Desenvolvimento Territorial do Sebrae/BA, Maurício Carvalho.
Juntos, eles discutiram estratégias para mobilizar os gestores a participar da XI edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, que será lançado no final de setembro; a ampliação da Rede de Atores Públicos para melhorar o ambiente de negócios e fortalecer os setores produtivos locais; e de capacitações que permitam aos municípios estruturar um modelo de gestão que gere mais oportunidades de trabalho e renda, através do estímulo aos empreendedores urbanos e rurais nos municípios.
O presidente da UPB e prefeito de Jequié, Zé Cocá, em outra oportunidade, reuniu-se com o superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, para aproximar as duas instituições, que são tidas como parceiras de primeira hora para o desenvolvimento econômico dos municípios. Com os alinhamentos feitos, o termo de cooperação técnica deve ser assinado em breve pelos dois gestores.