sexta-feira 22 de novembro de 2024
Home / NOTÍCIAS / UPB compõe força tarefa no socorro aos municípios atingidos pelas chuvas; Bahia já tem mais 16 mil desabrigados
segunda-feira 27 de dezembro de 2021 às 17:32h

UPB compõe força tarefa no socorro aos municípios atingidos pelas chuvas; Bahia já tem mais 16 mil desabrigados

NOTÍCIAS


Equipe técnica da entidade está à disposição dos municípios para dar todo o suporte necessário

Com um volume de chuvas inesperado para o mês de dezembro, municípios de diversas regiões da Bahia foram gravemente afetados por enchentes no feriado de Natal (25). O estado já contabiliza 16 mil desabrigados, em 72 cidades com decreto de situação de emergência. A União dos Municípios da Bahia (UPB) compõe a força tarefa criada para apoiar as prefeituras nas ações emergenciais de socorro à população atingida pelas chuvas. O diretor da UPB e prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre (Marão), esteve com o governador Rui Costa (PT) e o ministro da Cidadania, João Roma, neste último domingo (26), no centro de comando único criado pelo Governo do Estado, na cidade de Ilhéus. Além de Ilhéus, as cidades de Itapetinga, Vitória da Conquista, Ipiaú e Santa Inês também contam com postos avançados para facilitar o trabalho dos bombeiros.

“É com essa força, com essa união, que nós vamos vencer. Eu tenho certeza disso, porque não tem sido fácil. Hoje, o governador teve a oportunidade de passar por pessoas que tiveram suas casas invadidas, gente em cima do telhado, e nós nos sentindo impotentes. Mas, estamos trabalhando incansavelmente para minimizar o sofrimento do nosso povo. Em nome do presidente da UPB, o prefeito Zé Cocá (PP), agradeço de coração o carinho de vocês aqui, presentes nos dando essa força, esse suporte para que a gente possa juntos salvar, ajudar e cuidar das pessoas”, agradeceu o gestor em nome dos prefeitos da Bahia.

O presidente da UPB, Zé Cocá, colocou todos os setores da UPB à disposição dos municípios para dar o suporte jurídico, auxiliar na elaboração de decretos e na intermediação com os órgãos competentes. “É um momento difícil que estamos passando, muita gente perdeu tudo. Temos municípios com sérias dificuldades, que nunca passaram por situação como essa, municípios de pequeno porte, que se quer têm defesa civil instalada, então nossa ideia é ser rápido nesse suporte”, colocou o gestor. Zé Cocá deve se reunir ainda nesta segunda-feira (27) com o governador Rui Costa para alinhar ações, com base em novas demandas.

Apoio reforçado

Os parlamentares baianos da bancada federal se manifestaram nos últimos dias sobre a possibilidade de apoiar de forma suprapartidária a reconstrução dos municípios com a liberação de emendas de bancada. No estado, foram registrados danos em estradas, desabamento de pontes, casas destruídas e acesso a povoados interditados. O apoio também tem vindo de outros estados, que enviam equipes de bombeiros e donativos para ajudar a população desabrigada. Diante de tanto sofrimento, a solidariedade tomou conta das redes sociais e diversas campanhas de doação foram organizadas para arrecadar roupas, suprimentos, água e material de limpeza.

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!