quinta-feira 26 de dezembro de 2024
Foto: Reprodução
Home / NOTÍCIAS / UPA 24h de Barreiras é premiada em evento do Hospital Sírio Libanês em São Paulo
sexta-feira 25 de novembro de 2022 às 17:03h

UPA 24h de Barreiras é premiada em evento do Hospital Sírio Libanês em São Paulo

NOTÍCIAS, SAÚDE


A Unidade de Pronto Atendimento Clarice Borges – UPA 24h de Barreiras, participou nos dias 17 e 18 deste mês, a convite do Hospital Sírio Libanês, de um encontro em São Paulo, sobre o “Projeto capacitação para identificação e tratamento precoce da sepse nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs)”. A UPA 24h de Barreiras, foi uma das primeiras 49 de todo o país, convidadas a comporem o primeiro ciclo do projeto. O Projeto sepse nas UPAs tem como objetivo principal reconhecer precocemente os pacientes com suspeita, e tratá-los no tempo ideal através dos pacotes de medidas clínicas, que por sua vez, possuem evidência demonstrada na diminuição da morbimortalidade.

Durante o encontro, a UPA 24hs de Barreiras foi representada pela enfermeira Carina Souza, que recebeu a premiação na presença dos representantes do Ministério da Saúde, Hospital Sírio Libanês e demais UPA’s  presentes no evento, sendo contemplada com a primeira placa do projeto, representada pela cor vermelha e o troféu, referente aos avanços da equipe de enfermeiros da triagem, no processo de reconhecimento de pacientes com suspeitas de sepse.

O projeto sepse, desenvolvido pelo Hospital Sírio Libanês ganhou o 1° Lugar na categoria de projetos de impacto social,pelo Ministério da Saúde, sendo a UPA 24h Clarice Borges reconhecida nacionalmente pelos resultados obtidos em Barreiras, onde avançou mais três níveis, concluindo as quatro etapas propostas pelo projeto. Além disso, a UPA 24h Clarice Borges teve participação especial em dinâmicas do evento que abordou o tema “Psicologia da Mudança”, explanando a respeito dos aspectos primordiais que influenciaram e auxiliaram na capacitação de seus profissionais.

Em Barreiras, o Projeto sepse na UPA 24h Clarice Borges é composto pela coordenadora da Unidade de Pronto Atendimento, Keite Arcanjo, a coordenadora de enfermagem Luciana Barreto, a líder do projeto Carina de Souza, líderes técnicos Amanda Souza e Fernanda Coelho, o representante médico Jurandir Correa, a farmacêutica Rayane Azevedo, os enfermeiros representantes Patrícia Alencar, Patrícia Mascarenhas e Poliana Viana.

“Todo o avanço com a participação desse projeto traz uma enorme motivação diante do crescimento profissional. É muito evidente a dedicação de cada integrante da equipe e o quanto os resultados são  vistos diariamente, e como vidas são salvas com o olhar atencioso desde o primeiro momento da entrada do paciente na unidade. Além do trabalho interno dos profissionais da UPA 24h Clarice Borges, contamos com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde e da gestão como um todo, para que pudéssemos obter ferramentas para o desenvolvimento do projeto com resultados tão importante e positivos”, disse a coordenadora da UPA 24h, Keite Arcanjo, afirmando que a equipe seguirá com todos os protocolos estabelecidos, buscando cada vez maiores avanços.

“A unidade mantém o compromisso com o Ministério da Saúde através de relatórios mensais. E a partir desse momento, a identificação precoce da sepse é um protocolo institucional de extrema importância e responsabilidade com a população de nosso município, para que possamos continuar salvando vidas.  Salvar vidas representa a nossa satisfação e alegria profissional, pois esse é o maior propósito de atuarmos como profissionais da saúde”, finalizou.

Com essas ações e resultados do projeto, acredita-se que ele pode contribuir com o SUS por meio da criação de processos confiáveis e sustentáveis de saúde a nível secundário, além da promoção de conhecimento das equipes das UPAs com relação à conceitos básicos de qualidade, segurança do paciente, estratégias de comunicação e envolvimento do paciente e família no cuidado. Com isso, consequentemente, atingir o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de número 3 – Saúde e Bem-Estar, conforme descrito pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O que é sepse?

A sepse é um conjunto de manifestações graves em todo o organismo produzidas por uma infecção, mais conhecida pela população geral, por infecção generalizada. No Brasil, a taxa de mortalidade pela doença ainda é de aproximadamente 60%, sendo considerada superior à mortalidade em outros países semelhantes no mundo, que possuem taxa de aproximadamente 35%, e bem superior ao descrito em países desenvolvidos, com 20%.

A alta taxa de mortalidade se deve principalmente, à dificuldade de diagnóstico precoce pelas equipes assistenciais, determinando demora no reconhecimento e início do tratamento, que faz com que a maioria desses pacientes sejam tratados tardiamente em unidades de terapia intensiva (UTI), devido ao atraso no diagnóstico e transferência para setor hospitalar.

Veja também

Pássaros atingiram aeronave que caiu com 67 pessoas no Cazaquistão, diz relatório preliminar

Avião modelo Embraer 190, da Azerbaijan Airlines, tenta pouso de emergência, mas explode  Informações preliminares …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!