terça-feira 24 de dezembro de 2024
Foto: UTFPR
Home / NOTÍCIAS / Universidade no Brasil desenvolve respirador de baixo custo
domingo 31 de maio de 2020 às 12:12h

Universidade no Brasil desenvolve respirador de baixo custo

NOTÍCIAS


Um respirador artificial desenvolvido com motor de limpador de para-brisas é uma das invenções de pesquisadores na luta contra a Covid-19. O aparelho de baixo custo foi criado por alunos e professores da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) após uma empresa montadora de caminhões ter doado a peça. Em menos de um mês, um protótipo de ventilador mecânico já estava pronto.

A equipe responsável pela novidade é do Campus de Ponta Grossa (PR) e integra o grupo Collab Air, formado por alunos de engenharia elétrica, engenharia mecânica e ciência da Computação. A coordenação da pesquisa é dos orientadores Joaquim Mira e Frederic Conrad, com a colaboração de Paula Motta, fisioterapeuta especialista em terapia intensiva e fisioterapia respiratória.

O protótipo, chamado Air One, foi lançado no dia 28 de abril e desde então recebeu a colaboração da comunidade externa, doações de empresas, além do apoio do Ministério Público Federal e da Justiça Federal, em Ponta Grossa (PR). Os recursos já somam R$ 38,6 mil.

Durante a demonstração, os docentes destacaram como o aparelho pode ajudar no tratamento de possíveis pacientes com síndromes respiratórias, especialmente em casos específicos de Covid-19. Os estudiosos destacaram também que o equipamento pode servir como base para outras criações no mundo.

Protótipo de respirador. Foto: UTFPR

De acordo com o professor Joaquim Mira, todos os membros da equipe aceitaram a proposta de imediato e se juntaram à causa. “Tínhamos uma única motivação: ajudar ao próximo e fazer o bem, num momento difícil de pandemia”, explicou. Ele ressalta que foi necessário unir conhecimentos de várias áreas, incluindo uma especialista na parte clínica e hospitalar.

Na próxima fase do projeto serão construídos mais protótipos para a realização de testes (eletroeletrônicos, mecânicos, clínicos etc.) e validação clínica. Após essa fase, a próxima será a homologação pelos órgãos e autoridades competentes. Assim que for concluída essa etapa, será iniciada a produção dos ventiladores mecânicos para uso em hospitais.

Aqueles que também tiverem a possibilidade de colaborar com o projeto, podem entrar em contato com a equipe Collab pelo e-mail mira@utfpr.edu.br

Veja também

‘É injustiça tachar Forças Armadas de golpistas’, diz nova presidente do Superior Tribunal Militar

A presidente eleita do Superior Tribunal Militar (STM), Maria Elizabeth Rocha, afirmou que é injusto chamar …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!