O partido Unidade Popular (UP) lançou, neste domingo (4), a candidatura de Eslane Paixão à Prefeitura de Salvador. A militante dos movimentos popular e estudantil vai disputar a eleição em chapa formada com Giovana Ferreira, estudante e coordenadora nacional do Movimento de Mulheres Olga Benário, como candidata a vice-prefeita.
O evento de formalização ocorreu na Casa Preta Zeferina, no bairro Santo Antônio Além do Carmo. Na ocasião, os políticos elegeram também o novo diretório municipal do UP, composto pelo cargo de presidente e outros seis postos.
O Unidade Popular não formou coligações para as eleições municipais. Assim, Eslane e Giovana são impulsionadas pela própria legenda, que tenta espaços também no Poder Legislativo. A sigla terá duas candidaturas à Câmara Municipal: uma coletiva, com duas representantes, e uma individual, como é mais comum.
Participaram da convenção lideranças como Augusto Matheus, presidente municipal do partido, Vitória Louise, tesoureira do diretório estadual, e Rafael Moren, coordenador do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB). Eslane afirma que o grupo pretende usar a experiência adquirida na construção do poder popular para administrar o município.
“Nós estamos aqui para poder fortalecer, inclusive [usando] instrumentos que já existem e criando novos onde a população não só seja ouvida, mas que essa demanda seja aplicada de fato, porque a gente sabe quais são os problemas da cidade”.
Perfil
Com 31 anos, Eslane Paixão é estudante e militante do Movimento Popular e do Movimento Estudantil. Atualmente, ela é presidente estadual da Unidade Popular, além de integrante do diretório nacional da legenda.
Essa será a primeira vez que a candidata disputa a prefeitura da capital. Em 2020, Eslane buscou uma cadeira na Câmara Municipal e, em 2022, na Câmara dos Deputados. Mas não obteve êxito nas urnas em ambos os pleitos.