A unidade de Químicos da Braskem, localizada no Polo Industrial de Camaçari, na região metropolitana de Salvador, foi evacuada na tarde da última quarta-feira (29), após um curto-circuito em um equipamento interno. Não houve registro de feridos.
Segundo informações da Braskem, o caso aconteceu por volta das 16h, e a evacuação ocorreu de forma preventiva. O curto-circuito do equipamento ocasionou uma oscilação temporária no fornecimento de energia e vapor, conforme informou a empresa.
Ainda segundo a empresa, por causa do problema no equipamento, foi necessário o acionamento do sistema de segurança conhecido como flare, mecanismo de queima de gases usado pelas indústrias químicas, petroquímicas e refinarias e que não oferece risco à população do entorno da fábrica.
Ainda de acordo com a empresa, todos os sistemas funcionaram conforme o planejamento para situações como esta. Após o curto-circuito, as atividades administrativas na unidade foram suspensas.
A Braskem disse que a evasão dos funcionários é um procedimento regular e preventivo, com o objetivo de garantir a segurança das pessoas, que treinam anualmente para este procedimento.
Segundo o G1 Bahia, as unidades foram colocadas em avaliação para a retomada segura. A Braskem informou que as autoridades e órgãos competentes foram informados e que está empenhada na continuidade das atividades industriais com segurança para as pessoas e para o meio ambiente. A empresa só não detalhou se na sexta-feira (30), as atividades serão retomadas normalmente.
A Braskem é uma das 90 empresas localizadas no maior Polo Industrial da Bahia, que foi instalado em Camaçari há 43 anos. O polo é um dos maiores complexos industriais integrados do Hemisfério Sul, e desempenha papel importante no setor produtivo da Bahia.