sexta-feira 22 de novembro de 2024
Foto: Haeckel Dias/Ascom PC
Home / NOTÍCIAS / Unidade da Polícia Civil chega ao SAC Salvador Shopping com atendimento para mulheres
sábado 5 de agosto de 2023 às 14:00h

Unidade da Polícia Civil chega ao SAC Salvador Shopping com atendimento para mulheres

NOTÍCIAS


No dia de mobilização por mais um ano da Lei Maria da Penha, as vítimas de violência doméstica e familiar terão mais um serviço de atenção e acolhimento, resultado de uma parceria entre a Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb) e a Polícia Civil.

Trata-se de mais uma facilidade que a Rede SAC passa a oferecer para o cidadão. Nesta segunda-feira (7), às 11h, será realizada a inauguração de uma unidade da Polícia Civil, no SAC Salvador Shopping, com a presença do secretário da Administração, Edelvino Góes, do secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, da delegada-geral, Heloísa Campos de Brito, e demais autoridades.

Essa unidade contará com os serviços de registro de ocorrências para o público em geral, mas terá como foco o público feminino, com os serviços de depoimentos on-line pela Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM). A delegada-federal, Heloísa Campos de Brito, destaca que a iniciativa é um grande reforço na proteção das vítimas de violência doméstica e familiar.

“Em uma data tão emblemática, como o 7 de agosto, dia de mobilização pela Lei Maria da Penha, que neste ano completa 17 anos, a partir desta união de esforços e expertise do SAC com a Polícia Civil, está sendo implementado um serviço de acolhimento e eficiência, em um ambiente mais acessível para as mulheres. Não esquecendo que todos os cidadãos também terão mais agilidade e comodidade para registrar ocorrências. É esta integração interinstitucional que faz a diferença no cuidado com a população”, avaliou.

Vale ressaltar que os atendimentos serão por meio de agendamento no SAC Digital. O serviço de registro de ocorrências para o público em geral poderá ser realizado de segunda a sexta-feira, das 9 às 18h. Os depoimentos on-line para o público feminino serão realizados, inicialmente, às quartas-feiras, no turno vespertino.

Estrutura e privacidade

Com o intuito de viabilizar atendimentos com segurança e excelência, a unidade contará com três pontos de atendimento, com uma sala para a realização dos depoimentos on-line e outra para registro de ocorrências, para manter a segurança e o sigilo do cidadão comunicante ou da vítima.

No primeiro semestre de 2023, a Polícia Civil instaurou 13.153 inquéritos policiais, encaminhou para o Poder Judiciário outros 7.171 e já solicitou 3.064 medidas protetivas de urgência para vítimas de violência doméstica e familiar. Além do novo atendimento no SAC, as mulheres também contam com 15 DEAMs e nove Núcleos Especiais de Atendimento à Mulher (NEAMs), no interior.

A Polícia Civil também implementou o Departamento de Proteção à Mulher, Cidadania e Pessoas Vulneráveis (DPMCV), que reforçará a rede de atenção às vítimas de violência doméstica e familiar. As denúncias podem ser feitas por qualquer pessoa pelo Disque Denúncia da Secretaria da Segurança Pública, ligando 181. Não é preciso se identificar.

Agosto Lilás: mês de conscientização no combate à violência contra a mulher

Agosto, um mês dedicado à conscientização pelo fim da violência contra a mulher. A campanha intitulada como Agosto Lilás busca chamar a atenção da sociedade para o tema e foi criada tendo como referência à Lei Maria da Penha, que completa 17 anos em 2023, e surgiu para amparar mulheres vítimas de violência doméstica.

Com essa unidade no SAC Salvador Shopping, o público feminino ganha mais um local para a defesa dos seus direitos, além de incentivo e mobilização da luta contra a violência doméstica e outros tipos de agressão contra o público feminino.

Para outras informações, a Secretaria da Administração (Saeb) ainda disponibiliza o site institucional do SAC (http://www.sac.ba.gov.br/) e o call center: (71) 4020-5353 (ligação de celular) ou 0800 071 5353 (ligação de fixo).

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!