sexta-feira 22 de novembro de 2024
Foto: Reprodução
Home / JUSTIÇA / União quer análise de TCU, MPF e CGU na disputa por Fernando de Noronha, revela coluna
segunda-feira 27 de junho de 2022 às 10:09h

União quer análise de TCU, MPF e CGU na disputa por Fernando de Noronha, revela coluna

JUSTIÇA, NOTÍCIAS


A União quer um posicionamento oficial de órgãos de controle sobre a viabilidade de um possível acordo com o governo de Pernambuco no processo em que disputam a titularidade de Fernando de Noronha.

De acordo com a coluna de Lauro Jardim, do O Globo, a Advocacia Geral da União (AGU) pediu ao STF o adiamento de uma audiência de conciliação, prevista inicialmente para esta segunda-feira, devido à falta de um parecer técnico da Controladoria Geral da União (CGU) e do Tribunal de Contas da União (TCU).

A Secretaria de Patrimônio da União já realizou uma primeira reunião com a CGU e agendou um encontro com o TCU. As análises dos órgãos, no entanto, ainda não foram concluídas.

A AGU sustenta conforme a coluna de Jardim, que, sem os pareceres, a União não poderá apresentar qualquer proposta de acordo em juízo, nem terá condições para concordar com eventuais propostas que lhe sejam ofertadas.

Os advogados pedem ainda que o MPF e o TCU sejam instados a participar do processo, uma que vez que há expedientes administrativos em curso nesses órgãos.

Relator do caso, o ministro Ricardo Lewandowski acatou o pedido e postergou a segunda audiência de conciliação, marcada agora para 9 de agosto. As partes se reuniram no mês passado, mas não chegaram a um acordo.

A União protocolou em março uma ação civil ordinária com pedido liminar para retomar a titularidade do arquipélago, que integra o estado de Pernambuco.

Na peça, a AGU alega que o governo pernambucano vem desrespeitando um contrato de cessão de uso e impedindo a atuação do governo federal na preservação da área.

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!