A União dos municípios da Bahia (UPB) manifestou nesta segunda-feira (13) solidariedade à prefeita do município de Aporá, Carine de Ataíde (PP), por ataques proferidos em discurso de vereador na Câmara Municipal da cidade. UPB repudia veementemente todo ato de misoginia, machismo e autoritarismo político contra a gestora, que foi vítima de violência política e merece Justiça.
Para a entidade municipalista são inaceitáveis tanto a conduta do edil, quanto o fato da Presidência da Câmara Municipal não ter cerceado a fala misógina do vereador, tão pouco encerrado a sessão para que as ofensas não fossem validadas.
A UPB ressalta ainda conforme nota encaminhada ao #Acesse Política, que o espaço da mulher da política é legítimo, fruto de uma grande luta da sociedade para que elas ocupem cargos de comando e não sejam desrespeitadas ou desencorajadas a participar da política, como ocorreu na Câmara Municipal de Aporá.
“Carine conta com todo o apoio da UPB e dos Prefeitos e Prefeitas da Bahia para que haja responsabilização aos culpados e as ofensas não se repitam”, diz a nota da Diretoria Executiva da UPB.