Em encontro convocado pela União dos Municípios da Bahia (UPB), nesta última segunda-feira (6), em Brasília, o presidente Zé Cocá recepcionou os presidentes das associações municipalistas do Norte e Nordeste para reforçar a necessidade de união entre os gestores das duas regiões para a defesa de pautas comuns, entre elas a PEC 14/2022 da Redução da Alíquota Patronal do INSS dos municípios. Na ocasião, Zé Cocá também apresentou aos líderes municipalistas o prefeito Quinho, de Belo Campo, que tomará posse como novo presidente da UPB, em 13 de março.
“Esse grupo que formamos conseguiu, de fato, chamar a atenção de que é importantíssimo termos um olhar diferenciado para os municípios do Norte e Nordeste. Foi assim com a PEC da Alíquota que conquistamos admissibilidade e com tantas outras questões. Sou um entusiasta desta união e torço que possamos dar continuidade aos encontros e ao diálogo que estabelecemos. Tenho a certeza, que se depender do novo presidente da UPB, o meu parceiro, irmão, Quinho, que é um grande municipalista, teremos muitas mobilizações e trabalho conjunto pela frente”, afirmou Zé Cocá, que se despede da presidência da UPB após dois anos de uma gestão marcada pelo fortalecimento da relação entre as associações municipalistas.
Prestes a ser empossado para liderar as ações da entidade e a luta dos gestores baianos, Quinho ressaltou o desejo de estreitar o relacionamento institucional para o avanço da pauta municipalista. “Temos o exemplo do trabalho brilhante que vem sendo desenvolvido na UPB, com a liderança do presidente Zé Cocá, e entendo que ações positivas precisam ter continuidade. Sinto-me honrado desta tarefa e a presença de todos os presidentes das associações neste encontro demonstra que temos sim interesse comuns que serão reforçados com a nossa unidade, o nosso entrosamento e a articulação, haja vista que, juntos, o Norte e Nordeste representam a maioria dos parlamentares no Congresso Nacional e vamos criar essa força na articulação a favor de propostas que beneficiem nossas regiões, como é o caso da PEC da Alíquota”, apontou Quinho.
Estavam presentes os presidentes da Associação dos Municípios de Alagoas (AMA), Hugo Wanderley; Antoniel de Souza da Associação Piauiense de Municípios (APPM); Alan Andrezinho da Federação dos Municípios de Sergipe (FAMES); George Coelho da Federação das Associações de Município da Paraíba (FAMUP); Luciano Silva da Federação dos Municípios do rio Grande do Norte (FEMURN); Francisco Nélio da Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (FAMEP); Diogo Borges da Associação Tocantinense de Município (ATM), Márcia Conrado presidente eleita da Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE) acompanhada do ex-presidente José Patriota; e o vice-presidente da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (APRECE), Joacy Alves.