Para discutir a economia do mar e parcerias para o Festival das Baleias, que será realizado no dia 22 de setembro, aconteceu na tarde da última segunda-feira (22) uma reunião entre a REDEMAR, o Sebrae, a Associação Náutica da Bahia, a Acelen e a União dos Municípios da Bahia (UPB). No encontro, o presidente da REDEMAR, Willian Freitas, fez uma apresentação sobre a economia náutica e as oportunidades de negócio que o segmento gera para o estado.
“Estamos fazendo essa provocação para que sejam feitas novas parcerias no sentido de caminharmos juntos, de forma positiva. Temos um problema de preservação dos recursos litorâneos e oceânicos. Questão global precisa de solução global”, resumiu Freitas ao chamar a atenção para o descaso mundial com os recursos naturais.
“A economia náutica oferece oportunidades em diversos segmentos para os municípios baianos. As parcerias vão permitir a sustentabilidade desses negócios, que geram desenvolvimento econômico local. A UPB tem total interesse no assunto, disse o assessor especial da presidência da entidade Jorge Castellucci
“O Sebrae está promovendo o Circuito Conexões Náuticas que busca planejar ações estratégicas para o setor, realizar estudos e pesquisas e promover a articulação junto a investidores do mercado”, afirmou Péricles Bahia, coordenador de Captação e Relação com Parceiros Estratégicos do Sebrae Bahia.
“Nossa associação foi recém criada, em dezembro de 2021, e estamos desenvolvendo parcerias com o governo do estado e secretarias de turismo municipais para coordenar ações que envolvam turismo náutico”, disse o vice-presidente Associação Náutica da Bahia, Alexandre Jatobá. O representante da Acelen, Luiz Montal, falou que vai levar as propostas apresentadas em reunião para serem discutidas na empresa.
Também participou da reunião a coordenadora de Relações Institucionais da UPB, Samara Alves.