O deputado federal Luciano Bivar (PSL-PE) afirmou que o União Brasil terá candidato único ao Planalto nas eleições de 2022. Por formar a maior bancada da Câmara, Bivar diz que partido não será “coadjuvante“.
“Tenho falado muito com o MDB, com PSDB, até ultimamente com o Podemos. Então, a tendência é nós termos um candidato único. Mas de toda sorte, a forma como foi feita essa junção do DEM com o PSL, formamos hoje a maior bancada da Câmara Federal, e certamente nós não vamos ser coadjuvantes. Vamos ter uma candidatura própria”, disse o presidente do novo partido em entrevista à CNN Brasil.
O DEM e o PSL formalizaram a fusão em outubro deste ano para criar um novo partido, chamado União Brasil. Com a fusão, o União Brasil contará, a princípio, com 81 cadeiras na Câmara e 7 no Senado. O número deve diminuir com a filiação do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ao PL, marcada para esta 3ª feira (30.nov).
Praticamente metade da bancada do PSL, que é ligada ao chefe do Executivo, deverá deixar o partido. Já no DEM, disputas locais também podem causar baixas.
O período oficial para troca de partido será aberto em março.