quarta-feira 22 de janeiro de 2025
Foto: Divulgação
Home / Mundo / MUNDO / União Africana pede a Putin que renove acordo de grãos
sexta-feira 28 de julho de 2023 às 18:04h

União Africana pede a Putin que renove acordo de grãos

MUNDO, NOTÍCIAS


Líderes da África reunidos em cúpula em São Petersburgo defendem exportação de grãos ucranianos pelo Mar Negro e indicam que envio compensatório de grãos russos ao continente não será suficiente para segurança alimentar.Líderes africanos reunidos em São Petersburgo para a 2ª Cúpula Rússia-África pediram nesta sexta-feira (28) ao presidente russo, Vladimir Putin, que renove o acordo que permite a exportação de grãos produzidos na Ucrânia através do Mar Negro.

O acordo contribuía para o equilíbrio no preço global de alimentos e o combate à fome no mundo e foi interrompido pelo Kremlin na última semana, o que segundo a ONU terá efeito negativo para centenas de milhões de pessoas.

Como medida compensatória pela suspensão do acordo, Putin prometeu na quinta-feira enviar milhares de toneladas de grãos russos a países africanos, mas líderes do continente estimam que isso não será suficiente para garantir a segurança militar.

Sem serem frontalmente críticos ao líder russo, que opera uma estratégia de influência sobre a África, eles pressionaram pela normalização do fluxo de grãos ucranianos pelo Mar Negro.

“As disrupções no fornecimento de energia e grãos precisam chegar a um fim imediatamente. O acordo de grãos precisa ser estendido para o benefício de todas as pessoas do mundo, aos africanos em particular”, disse Moussa Faki Mahamat, presidente da Comissão da União Africana, que reúne 55 países africanos, dirigindo-se a Putin durante a cúpula em São Petersburgo. “Esta guerra precisa terminar. E isso só poderá ocorrer por meio da justiça e da razão.”

Azali Assoumani, presidente da União Africana, também reforçou o apelo para um cessar-fogo e indicou que o envio de grãos para o continente anunciado pela Rússia poderia não ser suficiente.

“O presidente da Rússia demonstrou que está pronto para nos ajudar na prática com o fornecimento de grãos. Sim, isso é importante, mas pode não ser o suficiente. Precisamos alcançar um cessar-fogo”, disse, ressalvando que vê Putin como “pronto para dialogar e encontrar uma solução”. “Agora precisamos convencer o outro lado”, afirmou.

Putin respondeu aos líderes africanos que era Kiev que estava se negando a negociar nos termos estipulados por um decreto da Rússia, não reconhecido pela comunidade internacional, que incorpora quatro regiões da Ucrânia ao território russo.

Proposta africana para fim do conflito

A União Africana elaborou uma proposta para a interrupção do conflito, que inclui o recuo de tropas russas na Ucrânia, a remoção de armas táticas nucleares russas de Belarus, a suspensão do mandado internacional de prisão contra Putin emitido pelo Tribunal Penal Internacional e o alívio nas sanções do Ocidente aplicadas a Moscou.

Putin recebeu a proposta com cortesia, mas disse apenas que irá analisá-la com cuidado.

O presidente da República do Congo, Denis Sassou Nguesso, afirmou na cúpula em São Petersburgo que a proposta africana “merece a devida atenção, não pode ser subestimada (…) Mais uma vez, pedimos urgentemente a restauração da paz na Europa”.

O presidente do Senegal, Macky Sall, pediu “uma desescalada para ajudar a criar paz”, enquanto o presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, disse esperar que “engajamento construtivo e negociação” poderia colocar um fim no conflito.

O presidente ucraniano, Volodimir Zelenski, rejeita a ideia de um cessar-fogo agora, argumentando que isso deixaria a Rússia no controle de cerca de um quinto do território ucraniano e daria às forças de Moscou tempo para se fortalecer após 17 meses de guerra.

A Ucrânia no momento centra esforços em uma contraofensiva para tentar recuperar territórios ocupados pelos russos, que avança em ritmo mais lento do que os militares ucranianos gostariam.

Veja também

Nikolas Ferreira reitera fidelidade a Bolsonaro e diz sonhar com Senado

Em meio aos rumores de que poderia representar a direita em uma corrida pela Presidência …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!