Autor do PL 296/2015, que institui o dia da Consciência Negra feriado nacional, o deputado federal pela Bahia, Valmir Assunção (PT) comemorou a aprovação da matéria pelo Congresso Nacional. O projeto do parlamentar já estava no plenário da Câmara Federal pronto para votação e foi apensado a um projeto similar que veio do Senado Federal, garantindo assim a celeridade da sanção.
“Foram oito anos de debates e campanhas de sensibilização na Câmara Federal. É uma vitória do movimento negro que sempre foi firme e combativo. É uma vitória da Bancada Negra, que se uniu em torno do meu projeto e buscou formas para apresentar à sociedade celeridade para sanção do presidente Lula”, afirmou Assunção.
Nas regras atuais da Câmara Federal, um projeto que vem do Senado Federal ganha prioridade frente a outros projetos de mesmo teor na Câmara, mesmo que os projetos da Câmara sejam mais antigos. Foi o caso do PL 296/2015, que mesmo mais antigo que o projeto do Senado, foi apensado a ele.
“Diante da conjuntura, a Bancada Negra tomou a decisão de garantir a aprovação mediante o apoio que conseguimos no momento. É, sem dúvidas, uma vitória histórica. O dia 20 de novembro é dia de enfrentamento ao racismo. O feriado é o reconhecimento da contribuição do povo negro brasileiro à construção deste país; um dia para comemorar nossa ancestralidade, nossas lutas e conquistas”, completou o parlamentar baiano.