sexta-feira 22 de novembro de 2024
Home / POLÍTICA / “Um reconhecimento justo e merecido”, diz João Roma, relator da PEC que reivindica o registro de Irmã Dulce no Livro dos Heróis da Pátria
quarta-feira 14 de agosto de 2019 às 13:51h

“Um reconhecimento justo e merecido”, diz João Roma, relator da PEC que reivindica o registro de Irmã Dulce no Livro dos Heróis da Pátria

POLÍTICA


Como forma de reverência ao dia da Bem-aventurada Dulce dos Pobres, determinado pela Igreja Católica em seu calendário litúrgico como sendo 13 de Agosto, o deputado federal João Roma (PRB-BA) apresentou nesta terça-feira (13), na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), seu parecer favorável ao PL 5.727/2016, de autoria do deputado Carlos Bezerra, que reivindica a inscrição do nome de Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes (Irmã Dulce) no Livro dos Heróis da Pátria.

A leitura marca os exatos 60 dias que antecedem o processo de santificação da freira baiana no Vaticano.

O Livro dos Heróis da Pátria está localizado no Panteão da Pátria e da Liberdade, Memorial Tancredo neves, que fica na praça dos três poderes, em Brasília. O monumento, que foi inaugurado em 7 de setembro de 1986, tem o intuito de homenagear todos aqueles que se destacaram em prol da pátria brasileira e reúne nomes como Zumbi dos Palmares, Machado de Assis, Euclides da Cunha e Anita Garibaldi.

O autor do projeto destaca que a inscrição do nome de irmã Dulce no livro será importante para a cultura do país devido a sua luta pelos mais pobres e necessitados que resultou na construção de escolas e hospitais para atender às demandas dessa população. As Obras Assistenciais de Irmã Dulce, maior legado de caridade deixado pela freira, é uma entidade filantrópica que abarca diversos projetos, entre eles, o hospital santo Antônio que atende 100% pelo SUS e possui diversas especialidades que suprem as demandas da população de baixa renda.

“Irmã Dulce, o nosso Anjo Bom Da Bahia é um símbolo universal de amor e empatia e de luta pela justiça social, essa notável mulher nordestina, renunciou de sua vida para dedicar-se à caridade. Seu inconformismo diante do sofrimento dos desvalidos promoveu importantes mudanças que beneficiaram o povo baiano e inspiraram outras iniciativas de assistência social e saúde em todo o Brasil, desta forma, acredito que perpetuar este legado é um reconhecimento justo e merecido”, afirmou Roma.

Veja também

Débora Regis está na Europa conhecendo projetos para implantar em Lauro de Freitas

Os prefeitos das 14 cidades acima de 200 mil habitantes eleitos pelo União Brasil estão …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!