terça-feira 4 de março de 2025
Foto: Divulgação
Home / NOTÍCIAS / Um freio no avanço chinês no setor elétrico brasileiro
quarta-feira 26 de junho de 2019 às 13:43h

Um freio no avanço chinês no setor elétrico brasileiro

NOTÍCIAS


Um estudo da Fundação Getúlio Vargas mostra que a concentração de capital no setor elétrico brasileiro vem crescendo vertiginosamente nos últimos anos. De 2016 a 2018, 55% do capital utilizado nas operações de fusão e aquisição de empresas elétricas no Brasil eram – direta e indiretamente – de origem chinesa. Apenas 18% desse capital tinham como origem o Brasil.

Para discutir essa situação, o Grupo de Economia da Infraestrutura e Soluções Ambientais da Fundação Getúlio Vargas (FGV) realiza nesta quarta, em Brasília, o seminário “Transformações Estruturais do Setor Elétrico e a Política Pública”.

O objetivo é propor um projeto de lei combinado com mudanças de normas do setor elétrico brasileiro. Para os pesquisadores, o marco regulatório atual é insuficiente para lidar com a complexidade do setor elétrico.

Dentre as mudanças propostas, estão novas regras para a elevação do padrão de governança corporativa do setor elétrico brasileiro, garantias de regras isonômicas de competição e exigências de análise estratégica de investimentos das empresas que queiram atuar no mercado nacional de energia.

Veja também

Ucrânia reage à suspensão da ajuda militar dos EUA, e União Europeia propõe plano de até €800 bilhões para defesa do bloco

A Ucrânia reagiu com indignação à suspensão de toda a ajuda militar dos Estados Unidos, afirmando que a …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!